Bula para paciente leuprolida 22,5

Leuprolida 22,5 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Leuprolida 22,5 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Leuprolida 22,5 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO DO MEDICAMENTO
O acetato de leuprolida, substância ativa do medicamento LUPRON DEPOT (acetato de leuprolida), é um hormônio sintético que age diminuindo a produção do hormônio gonadotrofina pelo corpo. Essa diminuição bloqueia a produção hormonal dos ovários e dos testículos. Esse bloqueio deixa de existir se o medicamento for descontinuado. O uso do acetato de leuprolida impede o desenvolvimento de alguns tumores dependentes de hormônios, como, por exemplo, alguns tipos de tumores de próstata. O medicamento começa a fazer efeito dentro de 2 a 4 semanas.
INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO
LUPRON DEPOT (acetato de leuprolida) é indicado para câncer de próstata (em estágio avançado).
RISCOS DO MEDICAMENTO
Contra-indicações: Este medicamento é contra-indicado a crianças e adolescentes. LUPRON DEPOT (acetato de leuprolida) não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao acetato de leuprolida, ou a outros medicamentos parecidos ou a qualquer outro componente do medicamento. LUPRON DEPOT (acetato de leuprolida) não deve ser usado por mulheres grávidas ou que possam engravidar durante o tratamento. LUPRON DEPOT (acetato de leuprolida) não deve ser usado por mulheres com sangramento vaginal de causa desconhecida. Advertências e precauções: Câncer de próstata: pessoas nas quais o tumor atingiu os ossos da coluna (vértebras) e/ou que não conseguem urinar devido à obstrução pelo tumor, devem ficar mais atentas nas primeiras semanas do tratamento e avisar o médico o mais rápido possível, se perceberem piora ou surgimento de alguma outra reação desagradável. Algumas pessoas podem sentir piora dos sintomas durante as primeiras semanas de tratamento. Perda óssea: durante o tratamento com LUPRON DEPOT® (acetato de leuprolida), pode ocorrer perda da massa óssea, que é reversível com a descontinuação do medicamento. LUPRON DEPOT (acetato de leuprolida) 22,5 mg não vai ter ação se tomado por via oral. LUPRON DEPOT  (acetato de leuprolida) 22,5 mg deve ser administrado por via intramuscular.
Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco: Uso em idosos: não há recomendações especiais para esta faixa etária. Uso na gravidez: este medicamento é contra-indicado a mulheres grávidas ou que possam engravidar durante o tratamento. Uso em crianças e bebês: não há justificativa, pelos conhecimentos atuais, para uso deste medicamento em crianças e bebês. Amamentação: não se sabe se o LUPRON DEPOT (acetato de leuprolida) 22,5 mg passa para o leite materno, mas como vários medicamentos passam pelo leite materno, LUPRON DEPOT (acetato de leuprolida) 22,5 mg deve ser indicado com cuidado a mulheres que estejam amamentando.
Interações medicamentosas, alimentares e com testes laboratoriais:
Não foram realizados estudos, no entanto, não são esperadas reações com outros medicamentos ou com alimentos. Os exames que medem a quantidade dos hormônios no sangue das mulheres somente voltam ao normal depois de 3 meses da descontinuação do medicamento.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico.
ser perigoso para a sua saúde. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento. O medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
MODO DE USO
LUPRON DEPOT® (acetato de leuprolida) 22,5 mg é apresentado em microesferas liofilizadas (pó), devendo ser reconstituído antes da aplicação colocando-se diluente no frasco. Após colocar o líquido diluente dentro do frasco com o pó, o medicamento deve ser aplicado imediatamente. Depois de usada a dose recomendada pelo médico, a quantidade de líquido que sobrar no frasco deve ser jogada fora, pois o produto não contém conservantes. Como com outros medicamentos injetáveis de uso prolongado, o local da injeção deve variar periodicamente. As recomendações para a reconstituição de LUPRON DEPOT® (acetato de leuprolida) 22,5 mg são as seguintes:
1. Usando a seringa com uma das agulhas calibre 22, retirar 1,5 mL de diluente da ampola (qualquer quantidade que sobrar do diluente deve ser jogada fora).
2. Após retirar a tampa externa de proteção do frasco, injetar o diluente dentro do mesmo.
3. Agitar bem o frasco até que o pó e o diluente formem um líquido uniforme, que pode ter uma aparência leitosa.
4. Imediatamente após a reconstituição da suspensão, retirar o conteúdo total do frasco através das mesmas seringa e agulha. Limpar o local da pele onde vai ser feita a injeção, com algodão umedecido com álcool. Trocar a agulha (usar a segunda agulha incluída na embalagem), introduzir a agulha através da pele e injetar o medicamento por via intramuscular. Após injetar o medicamento, retirar a agulha e usar novamente outro algodão com álcool e passar suavemente sobre o local onde foi feita a injeção. Nenhum outro diluente deve ser utilizado para a reconstituição deste medicamento. Usar cada seringa somente uma vez. Cuidado ao descartá-la. As agulhas jogadas sem proteção no lixo podem ferir acidentalmente as pessoas. Nunca deixe seringas, agulhas ou medicamentos ao alcance das crianças.
LUPRON DEPOT® (acetato de leuprolida) 22,5 mg deve ser administrado sob supervisão do médico, uma vez a cada 3 meses, através de dose única intramuscular. LUPRON DEPOT® (acetato de leuprolida) 22,5 mg está indicado no tratamento do câncer de próstata em estágio avançado pelo tempo determinado pelo médico.
O que devo fazer se esquecer de tomar uma dose do medicamento?
Se a pessoa esquecer de aplicar o LUPRON DEPOT (acetato de leuprolida) 22,5 mg não vai sentir efeitos desagradáveis. No entanto, o médico deve ser avisado o mais rápido possível, pois a falta do medicamento pode atrapalhar o seu efeito sobre a doença.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
ADVERSAS
As reações desagradáveis mais freqüentes são: Piora dos sintomas da doença durante a primeira semana de tratamento; Pessoas nos quais o tumor atingiu os ossos da coluna (vértebras) e/ou que não conseguem urinar devido à obstrução pelo tumor: fraqueza e/ou perda da sensibilidade dos membros inferiores ou piora dos sintomas urinários; Fraqueza, dor generalizada, dor de cabeça, reação no local da injeção; Ondas de calor, aumento da transpiração; Alterações gastrintestinais (estômago e intestino); Problemas nas articulações; Tontura, vertigem, insônia, alterações do sono, alterações neuromusculares; Alterações respiratórias; Reações da pele; Atrofia do testículo, alterações urinárias; Alterações em exames laboratoriais.
EM CASO DE SUPERDOSAGEM
casos de superdosagem, isto é, se a pessoa usar grande quantidade desse medicamento, deverá procurar socorro médico o mais rápido possível para ficar em observação cuidadosa e ser tratada para melhorar os sintomas (falta de ar, desânimo, irritação no local onde foi aplicada a injeção).
ARMAZENAGEM
LUPRON DEPOT (acetato de leuprolida) 22,5 mg deve ser armazenado em temperatura ambiente (15-30ºC) e protegido da luz. Não congelar. Manter o produto na embalagem até seu uso. Se armazenado nas condições indicadas, este medicamento se manterá próprio para consumo pelo prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.