Bula para paciente loperamida

Loperamida com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Loperamida têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Loperamida devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Na diarreia, o cloridrato de loperamida faz com que as fezes fiquem mais sólidas e diminui a frequência de evacuações. O cloridrato de loperamida tem seu início de ação desde a primeira tomada, ocorrendo uma redução gradual da diarreia.

Cuidados de armazenamento
Conservar em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e umidade.

Aspecto físico: Comprimido circular plano, sulcado e branco.

Prazo de validade
Este medicamento possui prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Gravidez e lactação
Não se recomenda o uso de cloridrato de loperamida durante a gravidez ou no período de amamentação, pois pequenas quantidades de cloridrato de loperamida podem aparecer no leite humano. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Se você apresentar fezes sólidas ou endurecidas, ou se você já estiver há 24 horas sem evacuar, não tome mais o medicamento.
A dose diária máxima não deve ultrapassar 8 comprimidos.
cloridrato de loperamida comprimidos deve ser utilizado somente em adultos.

Interrupção do tratamento
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Efeitos colaterais
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
Podem ocorrer constipação (“prisão de ventre”) e abdome distendido, assim como dificuldade para urinar. Neste caso, pare de tomar cloridrato de loperamida e, se estes efeitos forem graves, consulte seu médico.
A hipersensibilidade ao cloridrato de loperamida é rara. Pode ser reconhecida, por exemplo, por erupção cutânea, coceira, falta de ar ou edema de face. Se algum destes sinais ocorrer, procure seu médico.
Algumas vezes podem ocorrer as seguintes queixas as quais podem ser devidas à própria diarreia: dor ou desconforto abdominal, náusea e vômito, flatulência, tontura ou sonolência e boca seca. Perda da consciência ou diminuição no nível de consciência podem ocorrer muito raramente.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Ingestão concomitante com outros medicamentos
Informe seu médico se você estiver usando medicamentos que diminuem a função do estômago ou do intestino
(por exemplo, anticolinérgicos), pois podem aumentar o efeito do cloridrato de loperamida.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Disfunção hepática
Informe seu médico se você tem problemas hepáticos, você poderá necessitar de um acompanhamento médico mais rigoroso.

Contraindicações
Não utilize cloridrato de loperamida em crianças.
Não tome este medicamento se você for alérgico ao cloridrato de loperamida.
cloridrato de loperamida não deve ser usado nos casos de diarreia em que as fezes contenham sangue ou pus ou sejam acompanhadas de febre.
Não use cloridrato de loperamida se você estiver com constipação (“prisão de ventre”) ou estiver com o abdome distendido. Também não deve ser utilizado se você tiver inflamação no intestino delgado, sem uma indicação específica do seu médico.

Precauções e advertências
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Embora cloridrato de loperamida seja um medicamento para tratar os sintomas da diarreia ele não trata a sua causa. A causa da diarreia sempre que possível deve ser tratada.
Quando você está com diarreia, há uma grande perda de líquidos através das fezes, que devem ser repostos através da ingestão de bastante líquido.
Caso o episódio de diarreia aguda (diarreia que aparece repentinamente) não melhore dentro de um período de 48 horas, ou se houver o aparecimento de febre, pare de tomar o medicamento e entre em contato com seu médico.
Se ocorrer constipação (“prisão de ventre”) durante o tratamento, o mesmo deverá ser suspenso. Caso a “prisão de ventre” seja intensa, avise seu médico.
Se você tem AIDS e está sendo tratado com cloridrato de loperamida para diarreia e apresentar qualquer sinal de abdome distendido, pare de tomar cloridrato de loperamida imediatamente e avise seu médico.

Efeito sobre a capacidade de dirigir ou operar máquinas
Não há contraindicações em tomar cloridrato de loperamida se você dirige ou opera máquinas, menos a que você esteja sentindo cansaço, tontura ou sonolência.

Superdose
Se por acidente, você ingeriu cloridrato de loperamida em quantidades muito grandes, chame logo um médico, principalmente se os seguintes sintomas aparecerem: rigidez muscular, movimentos sem coordenação, sonolência ou dificuldade de respiração ou para urinar. As crianças são mais sensíveis que os adultos ao cloridrato de loperamida. Se ocorrer ingestão acidental por crianças e algum dos sintomas descritos anteriormente aparecerem, procure um médico imediatamente.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.