Bula para paciente mebendazol 500

Mebendazol 500 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Mebendazol 500 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Mebendazol 500 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



• Ação esperada do medicamento: em pacientes que vivem em áreas altamente endêmicas, o tratamento com mebendazol (3 a 4 vezes ao ano) irá reduzir substancialmente a carga de vermes e mantê-la bem abaixo dos níveis de significância clínica.

• Cuidados de armazenamento: conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30 0C). Proteger da umidade.

• Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem externa do produto. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser prejudicial à sua saúde.

• Gravidez e lactação: informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando. Não se aconselha o uso de mebendazol durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre e não deve ser utilizado durante a amamentação.

• Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. O mebendazol apresenta-se sob a forma de comprimidos e deve ser administrado por via oral. Tome o comprimido com um pouco de líquido. Não é necessário tomar mebendazol junto com os alimentos, nem seguir uma dieta especial ou utilizar produtos que estimulam a evacuação. As crianças com mais de 1 ano de idade e os adultos normalmente tomam mebendazol de uma só vez. Não altere esta quantidade, a menos que seu médico o oriente. Em regiões onde as infestações por vermes são frequentes, as crianças acima de 1 ano e os adultos devem tomar mebendazol 3 a 4 vezes ao ano. Desta forma, as infestações por vermes podem ser mantidas em níveis baixos em toda a população.

• Reações adversas: informe a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. O mebendazol é bem tolerado e poucos efeitos indesejáveis ocorrem nas doses prescritas. Algumas vezes, podem ocorrer dor de estômago e diarreia, principalmente se você apresentar infestação por muitos vermes. Estes efeitos têm curta duração e você pode utilizar mebendazol novamente de forma segura em outra ocasião. A hipersensibilidade ao mebendazol é rara, podendo ser reconhecida, por exemplo, por erupção cutânea, coceira, encurtamento da respiração e/ou inchaço da face. Neste caso, pare de tomar mebendazol e procure o médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

• Ingestão concomitante com outras substâncias: informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Informe seu médico se você estiver usando cimetidina (um medicamento contra a acidez do estômago). Se você precisar tomar mais que um comprimido de mebendazol, seu médico poderá fazer um ajuste da dose.

• Contraindicações: não utilizar mebendazol em crianças com menos de 1 ano de idade. Não utilizar mebendazol se você apresentar hipersensibilidade à droga ou aos excipientes da formulação.

• Precauções: se for necessário utilizar grandes quantidades de mebendazol diariamente por vários meses, disfunções hepáticas podem ocorrer. Por esta razão o tratamento prolongado deve ser realizado sob cuidadosa supervisão médica.

• Efeito sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas: mebendazol pode ser utilizado sem problemas, pois não afeta o seu estado de alerta ou a habilidade de dirigir.

• Superdose: se você ingerir uma grande quantidade de mebendazol, nao se preocupe. Entretanto, você poderá sofrer de cólicas estomacais, náuseas, vômitos e diarreia. Você pode utilizar carvão ativado, que irá absorver tudo o que estiver em excesso no seu estômago. De qualquer maneira, consulte seu médico para sua própria segurança.

“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”