Advertências nimodipino intravenoso

Nimodipino intravenoso com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Nimodipino intravenoso têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Nimodipino intravenoso devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Recomenda-se muita cautela com pacientes idosos com insuficiência de múltiplos órgãos: insuficiência renal grave (clearance < 20mL/min) e insuficiência cardíaca grave, considerando-se cuidadosamente a necessidade do uso do Vasodipina e o posterior acompanhamento regular.
Nos casos de edema cerebral generalizado ou de nítido aumento da pressão intracraniana, o Vasodipina deve ser utilizado com o cuidado necessário. Cuidado também no uso por pacientes com hipotensão (pressão arterial sistólica < 100mm Hg).
Em princípio, a capacidade de conduzir veículos e utilizar máquinas pode ser alterada devido ao aparecimento de tontura.

Gravidez: Vasodipina não é usado durante a gravidez ou a lactação, tendo-se em vista o tipo de indicação.
Como a toxicidade de Vasodipina infusão durante a gravidez ainda não foi estudada, deve-se ponderar rigorosamente seu emprego durante a gravidez, devendo ser bem avaliados os riscos e as vantagens de uma eventual administração.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco:
Idosos
Recomendações especiais para a indicação em comprometimento cerebral em idosos.
Recomenda-se muita cautela com pacientes idosos com insuficiência múltipla de órgãos, ou seja, em insuficiência renal grave (depuração inferior a 20 mL/min) a insuficiência cardíaca grave, considerando-se cuidadosamente a necessidade do uso de Vasodipina e o posterior acompanhamento regular.
Crianças e adolescentes
A experiência clínica referente ao uso de nimodipino em crianças e adolescentes é insuficiente, portanto, não se recomenda o seu uso nessa faixa etária.

Gravidez e lactação
O Vasodipina comprimido revestido não é usado durante a gravidez ou a lactação, tendo-se em vista o tipo de indicação.