Reações adversas omeprazol iv

OMEPRAZOL IV com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OMEPRAZOL IV têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OMEPRAZOL IV devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O omeprazol é bem tolerado e as reações adversas são geralmente leves e reversíveis. As seguintes reações foram relatadas; entretanto, em muitos casos não foi possível estabelecer relação consistente com o tratamento:
Freqüentes (>1/100)
Sistema nervoso central e periférico: cefaléia.
Gastrintestinal: diarréia, constipação, dor abdominal, náusea/vômitos e flatulência.
Pouco freqüentes (>1/1.000 e <1/100)
Sistema nervoso central e periférico: tontura, parestesia, sonolência, insônia e vertigem.
Hepático: aumento das enzimas hepáticas.
Pele: erupção e/ou prurido, urticária.
Outros: mal-estar.
Raras (<1/1.000)
Sistema nervoso central e periférico: confusão mental reversível, agitação, agressividade, depressão e alucinações, principalmente em pacientes em estado grave.
Endócrino: ginecomastia.
Gastrintestinal: boca seca, estomatite e candidíase gastrintestinal.
Hematológico: leucopenia, trombocitopenia, agranulocitose e pancitopenia.
Hepático: encefalopatia em pacientes com insuficiência hepática grave preexistente, hepatite com ou sem icterícia, insuficiência hepática.
Músculo-esquéletico: artralgia, fraqueza muscular e mialgia.
Pele: fotossensibilidade, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnsons, necrólise epidérmica tóxica, alopecia.
Outros: reações de hipersensibilidade, como, por exemplo, angioedema, febre, broncoespasmo, nefrite intersticial e choque anafilático. Aumento da transpiração, edema periférico, turvação da visão, alteração do paladar e hiponatremia.

Durante tratamento prolongado tem sido observado com alta freqüência o aparecimento de cistos glandulares gástricos. Essas alterações são uma conseqüência fisiológica da pronunciada inibição da secreção ácida, sendo benignas e parecendo ser reversíveis.
Foram relatados casos isolados de distúrbio visual irreversível em pacientes gravemente enfermos que receberam injeção intravenosa de omeprazol, especialmente em doses elevadas; contudo, não foi estabelecida uma relação causal.