Resultados de eficácia ondansetrona comprimidos

Ondansetrona Comprimidos com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Ondansetrona Comprimidos têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Ondansetrona Comprimidos devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Náusea e vômito induzido por quimioterapia: Quimioterapia altamente emetogênica: em dois estudos de monoterapia, randomizados e duplo-cego, uma dose única de comprimido de ondansetrona de 24mg foi superior ao controle de placebo histórico relevante na prevenção de náusea e vômito associado com quimioterapia de câncer altamente emetogênica, incluindo cisplatina (dose>50mg/m2). A administração de esteróides foi excluída desses estudos clínicos. Mais de 90% dos pacientes que receberam uma dose maior ou igual a 50mg/m2 de cisplatina no grupo de comparação de placebo histórico tiveram vômito na ausência de terapia antiemética. O primeiro estudo comparou doses orais de ondansetrona de 24mg uma vez ao dia, 8mg duas vezes ao dia e 32mg uma vez ao dia em 357 pacientes adultos com câncer recebendo regime de quimioterapia contendo doses maiores ou iguais a 50mg/m2. Um total de 66% dos pacientes no grupo de ondansetrona 24mg uma vez ao dia, 55% no grupo de ondansetrona 8mg duas vezes ao dia e 55% no grupo de ondansetrona 32mg uma vez ao dia completou o período do estudo de 24 horas com nenhum episódio emético e nenhuma medicação antiemética de emergência, o ponto final primário de eficácia.
Cada um dos três grupos de tratamento tinha demonstrado ser estatisticamente significativamente superior ao controle de placebo histórico. No mesmo estudo, 56% dos pacientes que receberam 24mg de ondansetrona por via oral, uma vez ao dia, não tiveram náusea durante o período do estudo de 24 horas, em comparação com 36% dos pacientes no grupo de ondansetrona oral de 8mg, duas vezes ao dia (p=0,001), e 50% no grupo de ondansetrona oral de 32mg, uma vez ao dia. Em um segundo estudo, a eficácia de ondansetrona oral em regime de dose de 24mg, uma vez ao dia, na prevenção de náusea e vômito associado com quimioterapia de câncer altamente emetogênico, incluindo dose de cisplatina maior ou igual a 50mg/m2, foi confirmada.
Quimioterapia moderadamente emetogênica: em um estudo duplo-cego com 67 pacientes, a administração de comprimidos de ondansetrona de 8mg, duas vezes ao dia, foi significativamente mais eficaz que o placebo na prevenção de vômito induzido por quimioterapia a base de ciclofosfamida contendo doxorrubicina.
A resposta ao tratamento é baseada no número total de episódios eméticos o período do estudo de 3 dias. Os resultados deste estudo estão resumidos na Tabela 3: Tabela 3. Episódios eméticos: resposta ao tratamento. ondansetrona 8mg duas vezes ao dia de comprimido* Placebo Valor p Número de pacientes 33 34 Resposta ao tratamento: 0 episódios eméticos 1-2 episódios eméticos mais de 2 episódios eméticos/desistência 20 (61%)
6 (18%)
7 (21%)
2 (6%)
8 (24%)
24 (71%)
<0,001
<0,001
Número médio de
episódios eméticos
0,0 Indefinido1
Tempo médio para o
primeiro episódio emético
(h)
Indefinido2 6,5
* A primeira dose foi administrada 30 minutos antes do início da quimioterapia emetogênica, com uma dose subsequente de 8 horas após a primeira dose. Um comprimido de 8mg de ondansetrona foi administrado duas vezes ao dia durante 2 dias após completar a quimioterapia. 1 Média indefinida uma vez que pelo menos 50% dos pacientes desistiram ou tiveram mais de 2 episódios eméticos. 2 Média indefinida uma vez que pelo menos 50% dos pacientes não tiveram episódios eméticos. Em um estudo duplo-cego realizado nos Estados Unidos em 336 pacientes, ondansetrona na forma de comprimido de 8mg administrada duas vezes ao dia foi tão eficaz quanto ao comprimido de 8mg administrado 3 vezes ao dia na prevenção de náusea e vômito induzido por quimioterapia a base de ciclofosfamida contendo também metotrexato ou doxorrubicina. A resposta ao tratamento é baseada no número total de episódios eméticos durante o período do estudo de 3 dias. Os resultados deste estudo estão resumidos na tabela 4: Tabela 4. Episódios eméticos: resposta ao tratamento. ondansetrona
Comprimidos* de 8mg
duas vezes ao dia
Comprimidos** de 8mg
duas vezes ao dia
Número de pacientes 165 171
Resposta ao tratamento:
0 episódios eméticos
1-2 episódios eméticos
mais de 2 episódios
eméticos/desistência
101 (61%)
16 (10%)
48 (29%)
99 (58%)
17 (10%)
55 (32%)
Número médio de
episódios eméticos
0,0 0,0
Tempo médio para o
primeiro episódio emético
(h)
Indefinido1 Indefinido1
Contagem média de
náusea (0-100)2 6 6
* A primeira dose foi administrada 30 minutos antes do início da quimioterapia
emetogênica, com uma dose subsequente de 8 horas após a primeira dose. Um comprimido de 8mg de ondansetrona foi administrado duas vezes ao dia durante 2 dias após completar a quimioterapia. ** A primeira dose foi administrada 30 minutos antes do início da quimioterapia emetogênica, com doses subsequentes 4 e 8 horas após a primeira dose. Um comprimido de 8mg de ondansetrona foi administrado três vezes ao dia durante 2 dias após completar a quimioterapia. 1 Média indefinida uma vez que pelo menos 50% dos pacientes não tiveram episódios eméticos. 2 Taxa de escala analógica visual: 0 = nenhum episódio de náusea, 100 = pior quadro de episódios de náusea.
Náusea e vômito induzido por radiação: Irradiação total do corpo: em um estudo randomizado, duplo-cego em 20 pacientes, comprimidos de ondansetrona (8mg administrado 1,5 horas antes de cada fração de radioterapia por 4 dias) foi significativamente mais efetivo que placebo na prevenção de vômito induzido por irradiação total do corpo. A irradiação total do corpo consistiu de 11 frações (120 cGy por fração) por 4 dias para um total de 1,320 cGy. Pacientes receberam 3 frações por 3 dias, em seguida, 2 frações por 4 dias.
Radioterapia por fração de alta dose única: a ondansetrona foi significativamente mais efetiva que a metoclopramida com relação ao controle completo da emese (0 episódios eméticos) em um estudo duplo-cego em 105 pacientes submetidos a radioterapia de alta dose única (800 a 1000 cGy) no abdome sobre um campo anterior e posterior de tamanho maior ou igual a 80cm2. Os pacientes receberam a primeira dose de comprimido de 8mg de ondansetrona ou metoclopramida (10 mg) 1 a 2 horas antes da radioterapia. Se a radioterapia foi aplicada de manhã, 2 doses adicionais do tratamento do estudo foram administradas (1 comprimido no final da tarde e 1 comprimido antes de deitar). Se a radioterapia foi administrada de tarde, os pacientes ingeriram apenas 1 comprimido a mais que o dia anterior ao deitar. Os pacientes continuaram a medicação oral 3 vezes ao dia durante 3 dias. Radioterapia fracionada diária: a ondansetrona foi significativamente mais efetiva que a proclorperazina com relação ao controle completo da emese (0 episódios eméticos) em um estudo duplo-cego envolvendo 135 pacientes submetidos a radioterapia fracionada num período de 1 a 4 semanas (doses de 180 cGy) em campo abdominal de tamanho maior ou igual a 100 cm2. Os pacientes receberam a primeira dose de comprimidos de ondansetrona 8mg ou proclorperazina (10mg) 1 a 2 horas antes dos pacientes receberem a primeira dose diária de radioterapia, com 2 doses subsequentes 3 vezes ao dia. Os pacientes continuaram a medicação oral, 3 vezes ao dia, a cada dia de radioterapia.
Náusea e vômito pós-operatório: pacientes submetidos a cirurgia que receberam ondansetrona 1 hora antes da indução da anestesia geral balanceada (barbitúricos: tiopental, metoexital ou tiamilal; opióides: alfentanil, sufentanil, morfina ou fentanil; óxido nitroso; bloqueadores neuromusculares: succinilcolina/curare ou galamina e/ou vecurônio, pancurônio ou atracúrio; e isoflurano ou enflurano suplementar) foram avaliados em dois estudos duplo cegos envolvendo 865 pacientes. Os comprimidos de ondansetrona (16mg) foram significativamente mais eficazes que o placebo na prevenção de náusea e vômito pós-operatório.
Estudos em pediatria: Freedman, B. e cols trataram lactentes com gastroenterocolite aguda demonstrando eficácia e segurança na tratamento de vômitos nessas crianças, utilizando doses unitárias de 2 mg, 4 mg ou 8 mg para crianças com pesos entre 8 e 15 Kg, (6 meses a 2 anos), entre 15 e 30 Kg (2 a 10 anos) e superior a 30 Kg (mais de 10 anos), respectivamente. Culy e cols. demonstraram eficácia antiemética da ondansetrona superior ao placebo em um estudo duplo-cego, randomizado, envolvendo crianças de 2 a 14 anos submetidas a tonsilectomia ou adenotonsilectomia sob anestesia geral, significativamente mais pacientes que receberam 0,1mg/kg de ondansetrona via oral (n=109) não tiveram emese nas 24 horas do período pós-operatório, em comparação com aqueles que receberam placebo (n=124), uma hora antes da cirurgia. (61 vs 46%, p< 0,05). Além disso, a incidência de vômito dentro das 4 horas das cirurgias foi significativamente menor no grupo que recebeu ondansetrona em comparação com o grupo placebo (10 vs 34%, p<0,05%).