Advertências pentoxifilina injet

Pentoxifilina Injet com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Pentoxifilina Injet têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Pentoxifilina Injet devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A EFICÁCIA DESTE MEDICAMENTO DEPENDE DA CAPACIDADE FUNCIONAL DO PACIENTE.

-Risco de uso por via de administração não recomendada
Não há estudos dos efeitos de TRENTAL® solução injetável (pentoxifilina) administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por infusão intravenosa.

Gravidez
São insuficientes os dados de estudos do uso de TRENTAL® solução injetável (pentoxifilina) na gestação. Portanto, TRENTAL® solução injetável (pentoxifilina) não deve ser usado em gestantes.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Categoria de risco na gravidez: categoria C

Lactação
A pentoxifilina é excretada no leite materno em pequenas quantidades, mas por não existirem dados suficientes, o médico deve avaliar cuidadosamente o risco/benefício antes de administrar TRENTAL® solução injetável (pentoxifilina) a mulheres que estejam amamentando.

USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO

Pacientes idosos
Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento por pacientes idosos.
Crianças
Não se dispõe da experiência sobre o uso de TRENTAL® solução injetável (pentoxifilina) em crianças.

Grupos de risco
É necessária uma cuidadosa monitorização em pacientes com:
-arritmia cardíaca severa;
-infarto agudo do miocárdio;
-hipotensão;
-comprometimento da função renal (“clearance” de creatinina abaixo de 30mL/min);
-comprometimento severo da função hepática e
-tendência aumentada a hemorragias devido, por exemplo, ao uso de medicamentos anticoagulantes ou distúrbios na coagulação. Veja também item “ContraIndicações”.