Advertências terbinafina comprimidos

TERBINAFINA COMPRIMIDOS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TERBINAFINA COMPRIMIDOS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TERBINAFINA COMPRIMIDOS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os pacientes com disfunção hepática crônica estável e pré-existente devem receber metade da dose normal; para esses pacientes devese também estabelecer um valor basal e realizar um acompanhamento adequado (veja Reações Adversas). Se um paciente apresentar sinais e sintomas sugestivos de disfunção hepática, como náusea persistente inexplicada, anorexia, cansaço ou icterícia, urina escura ou fezes esbranquiçadas, deve-se verificar a origem hepática e interromper a terapia com cloridrato de terbinafina (veja
Reações Adversas). Os pacientes com diminuição da função renal – com clearance (depuração) de creatinina < 50 mL/min ou creatinina sérica superior a 300 mcgmol/L) - devem receber metade da dose normal.

Gravidez e lactação
Os estudos de fertilidade e de toxicidade fetal em animais não evidenciaram reações adversas. Como a experiência clínica em mulheres grávidas é muito limitada, cloridrato de terbinafina não deve ser administrado durante a gravidez, a menos que, as potenciais vantagens superem os possíveis riscos. A terbinafina é excretada no leite materno, por isso mães que utilizam tratamento oral com cloridrato de terbinafina não devem amamentar.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas
Não há informações sobre se cloridrato de terbinafina afeta a habilidade de dirigir e/ou operar máquinas.