Portal

ADVERTÊNCIAS BEDOZIL

A vitamina B12 não deve ser administrada a paciente s em que há suspeita de deficiência desta vitaminasem confirmação do diagnóstico preciso de anemia megaloblastica. È aconselhável ocontrole sanguíneo regular. A administração de dose de mais de 10 mcg/dia de vitamina B12 pode produzir resposta hematológica em paciente s com deficiência de folatos; a utilização indiscriminada pode mascarar o diagnostico; por outro lado, o folato pode mascarar a deficiência de Vitamina B12.
A vitamina B12 não deve ser utilizada em caso de do ença de Leber, pois têm-se produzido casos de atrofia do nervo ótico imediatamente após a administração, pois as concentrações de vitamina B12, neste caso, já são bastante elevadas.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Pacientes com mais de 65 anos: o produto pode ser usado por pessoas acima de 65 anos de idade, desde que observadas as precauções comuns ao medicamento.
Este medicamento é contraindicado para uso em crianças de qualquer idade.

Gravidez e Lactação
Não foram realizados estudos com mulheres grávidas e a vitamina B12, contudo, é recomendado desde que com acompanhamento médico, o uso de até 4 mcg/dia de vitamina B12 durante o período da gravidez.

Categoria C de risco na gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Já se sabe que a vitamina B12 (cianocobalamina) é xcretada no leite materno, na proporção de sua concentração no sangue da mãe. Seu uso como de qualquer outro medicamento neste período deve ser feito com acompanhamento médico.