Características farmacológicas beminal

BEMINAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BEMINAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BEMINAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



BEMINAL® possui em sua composição uma associação balanceada de vitaminas e zinco.
O nitrato de tiamina (vitamina B1) é convertido pelo trifosfato de adenosina a uma forma biologicamente ativa, a coenzima pirofosfato de tiamina. Seu papel no metabolismo dos carboidratos é de descarboxilação do ácido pirúvico e outros alfa-ceto ácidos. A necessidade de tiamina pode ser maior quando a dieta é rica em carboidratos. Sua deficiência relaciona-se a distúrbios neurológicos severos.
O ácido ascórbico (vitamina C) é essencial para a formação e manutenção da substância basal intercelular e do colágeno, para biossíntese de catecolaminas, para síntese de carnitina e de esteróides, para conversão de ácido fólico em ácido folínico e para o metabolismo da tirosina. A vitamina C possui também ação antioxidante. Os antioxidantes possuem a capacidade de estabilizar moléculas altamente reativas e potencialmente prejudiciais chamadas radicais livres. A ocorrência de danos em membranas lipídicas, em enzimas e no material nucleico celular tem sido associada à formação de radicais livres. A capacidade antioxidante de diminuir a carga de radicais livres altamente reativa, pode proteger a integridade da estrutura celular e dos tecidos do sistema imunológico, bem como outros sistemas orgânicos.
O acetato de tocoferol (vitamina E) é essencial na nutrição humana. Muitas de suas ações estão relacionadas às suas propriedades antioxidantes. A vitamina E protege os constituintes celulares da oxidação e previne a formação de produtos tóxicos; preserva a parede celular dos eritrócitos protegendos-os contra a hemólise; pode atuar como cofator em sistemas enzimáticos. Tem sido também atribuída à vitamina E a capacidade de aumentar a utilização de vitamina A e a supressão da agregação plaquetária.
A riboflavina (vitamina B2) atua no organismo como coenzima nas formas de flavina-adenina dinucleotídeo e flavina mononucleotídeo, os quais desempenham um papel metabólico vital em numerosos sistemas de respiração tecidual.
A nicotinamida é um componente de duas coenzimas, (ADN, ADPN), as quais são necessárias à respiração celular, glicogenólise e ao metabolismo de lipídios, aminoácidos, proteínas e da purina.
O cloridrato de piridoxina (vitamina B6) age como coenzima no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. No metabolismo protéico ela participa da descarboxilação de aminoácidos, na conversão de triptofano em niacina ou serotonina, na deaminação, transaminação e transulfuração de aminoácidos. No metabolismo dos carboidratos é responsável pela quebra do glicogênio em glicose – 1 – fosfato.
O pantotenato de cálcio (ácido pantotênico) é um precursor da coenzima A, cofator para uma variedade de reações catalisadas por enzimas envolvendo transferência de grupos acetila. Está associado ao metabolismo oxidativo de carboidratos, gluconeogênese, síntese de ácidos graxos, esteróis, hormônios esteróides e porfirinas. A cianocobalamina (vitamina B12) age como coenzima em várias funções metabólicas, dentre as quais o metabolismo de gorduras e carboidratos e a síntese proteica. É essencial ao crescimento, reprodução celular, hematopoiese e na síntese de nucleoproteínas e mielina.
O zinco é essencial ao crescimento normal e na recomposição tecidual. Atua como integrante de uma variedade de enzimas importantes ao metabolismo de proteínas e carboidratos. É necessário na síntese e mobilização da ligação proteica do retinol no fígado.
Todas estas vitaminas mais o zinco presentes em BEMINAL® possuem um papel importante em situações de estresse biológico, as quais aumentam as necessidades de suplementação de vitaminas e zinco.