Bula para paciente benectrin

BENECTRIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BENECTRIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BENECTRIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Benectrin® é utilizado em casos de infecções causadas por microrganismos sensíveis aos compostos do produto.
Benectrin® é um quimioterápico bactericida, capaz de matar a bactéria com duplo mecanismo de ação.
A ação medicamentosa de Benectrin® começa logo após a primeira tomada, no entanto, os microrganismos não são eliminados de imediato. Por isso, mesmo que alguns sintomas como febre, dores etc. desapareçam é necessário continuar a tomar o medicamento pelo período que o médico estabeleceu.

CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO
Manter à temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco.

PRAZO DE VALIDADE
O número de lote e as datas de fabricação e validade estão impressos no cartucho do medicamento. Não use o medicamento com prazo de validade vencido.
Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se estiver amamentando.
Uma vez que os dois compostos de Benectrin® atravessam a barreira placentária, podem vir a interferir com o metabolismo de ácido fólico, devendo ser usado durante a gestação somente se o risco para o feto for justificado pelo benefício para a gestante. No caso de haver necessidade de uso, toda gestante deve receber concomitante 5 a
10 mg de ácido fólico diariamente. Deve-se evitar o uso no último trimestre de gestação tanto quanto possível devido ao risco do recém-nascido apresentar problemas neurológicos devido ao acúmulo de bilirrubina no cérebro.
Os dois compostos de Benectrin® são excretados no leite, devendo-se levar em consideração os riscos citados acima.

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
As doses devem ser administradas pela manhã e a noite, de preferência após uma refeição e com quantidade suficiente de líquido. O frasco de suspensão dever ser agitado antes da administração. A posologia dever ser orientada pelo seu médico de acordo com a sua doença.

INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

REAÇÕES ADVERSAS
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.
As reações adversas mais frequentes são: efeitos gastrintestinais (náuseas, lesões na boca, diarreia), reações de pele e zumbido nos ouvidos que desapareceram com a suspensão do tratamento.
Benectrin® pode aumentar a produção de urina em pacientes com edema de origem cardíaca. Alterações no exame de sangue também podem seguir de forma leve e sem sintomas, desaparecendo com a suspensão do tratamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS
Benectrin® pode ser administrado após as refeições. Até o momento não foi descrita incompatibilidade com álcool.

CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES
Benectrin® está contraindicado aos pacientes com alergia a sulfonamida ou á trimetoprima. Não deve ser administrado a prematuros e recém-nascidos durante as primeiras 6 semanas de vida.
Benectrin® não deve ser utilizado por pacientes com sérias alterações hematológicas (no sangue) e nem por pacientes portadores de deficiência de G6PJ (glicose 6–fosfato desidrogenase), a não ser em casos de absoluta necessidade, e em doses mínimas.
Cuidados especiais devem ser tomados com pacientes idosos e pacientes com problemas de rim e fígado, nos quais há maior probabilidade de ocorrência de efeitos indesejáveis relacionados à dose ou a duração do tratamento. Para diminuir efeitos indesejáveis, recomenda-se que a duração do tratamento seja a menor possível para o paciente idoso. Em caso de comprometimento renal, a dose deve ser ajustada conforme tabela do item “posologia especial”.
Pacientes em uso prolongado dever fazer regularmente exames de sangue e urina.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.