Interações medicamentosas benectrin

BENECTRIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BENECTRIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BENECTRIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Aumento da incidência de trombocitopenia com púrpura tem sido observado em pacientes idosos que estão sendo tratados concomitantemente com diuréticos, principalmente tiazídicos. Tem sido descrito que o Benectrin® pode aumentar o tempo de protrombina de pacientes em uso de anticoagulantes tipo varfarina. Esta interação deve ser lembrada quando da administração de Benectrin® a pacientes sob terapêutica anticoagulante. Em tais casos, o tempo de coagulação deve ser novamente determinado.
Benectrin® pode inibir o metabolismo hepático da fenitoína. Pode haver aumento dos níveis séricos de digoxina concomitantemente ao tratamento com Benectrin®, fazendo com que os níveis de digoxina devam ser monitorados.
Após administração de Benectrin® em doses habituais tem sido observado 39% de aumento da meia-vida e 27% de diminuição no clearance da fenitoína. Se os dois fármacos são administrados simultaneamente é importante estar atento para um possível efeito excessivo da fenitoína. As sulfonamidas, incluindo sulfametoxazol, podem deslocar o metotrexate dos pontos de ligação nas proteínas plasmáticas aumentando assim a concentração de metotrexate livre. Benectrin® pode afetar a dose necessária de hipoglicemiantes.
Relatos ocasionais sugerem que pacientes em uso de pirimetamina para profilaxia da malária em doses superiores a 25 mg/semana, podem desenvolver anemia megaloblástica se Benectrin® for usado concomitantemente.
Distúrbio reversível da função renal, manifestado por creatinina sérica aumentada, tem sido observado em pacientes tratados com TM + SMZ e ciclosporina após transplante renal. Este efeito combinado é provavelmente devido ao componente trimetoprima.
Um decréscimo reversível do clearance da creatinina pode ser observado em pacientes com função renal normal, o que provavelmente se deve à inibição reversível da secreção tubular de creatinina. Níveis aumentados de SMZ no sangue podem ocorrer em pacientes que estiverem recebendo indometacina concomitantemente.
A eficácia dos antidepressivos tricíclicos pode diminuir se administrados junto Benectrin®.
Benectrin® como outros medicamentos contendo sulfonamidas, potencializa o efeito de agentes hipoglicemiantes orais.