Características farmacológicas benefix

BENEFIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BENEFIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BENEFIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Mecanismo de Ação
BeneFixTM contém fator IX de coagulação recombinante (alfanonacogue). Esse fator recombinante é uma glicoproteína de cadeia única com massa molecular aproximada de 55.000 Daltons que pertence à família das serinoproteases dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K. O fator IX de coagulação recombinante é uma glicoproteína à base de DNA recombinante com características estruturais e funcionais equivalentes às do fator IX endógeno. O fator IX é ativado tanto pelo complexo fator VII/fator tecidual na via extrínseca, quanto pelo fator XIa na via intrínseca. O fator IX ativado, em combinação com o fator VIII ativado, ativa o fator X. Isso resulta na conversão da protrombina em trombina. A trombina, então, converte o fibrinogênio em fibrina e ocorre a formação de um coágulo. A atividade do fator IX está ausente ou bastante reduzida em pacientes com hemofilia B, podendo ser necessário instituir terapia de reposição.
A hemofilia B é um distúrbio de coagulação sanguínea hereditária ligada ao sexo e devido à diminuição dos níveis de fator IX, resulta em hemorragia profusa nas articulações, músculos ou órgãos internos, tanto espontaneamente como em decorrência de trauma acidental ou cirúrgico. Com a terapia de reposição, os níveis plasmáticos do fator IX aumentam, possibilitando a correção temporária da deficiência do fator e a correção da tendência a episódios hemorrágicos.

Farmacocinética
Uma infusão única de BeneFixTM em pacientes (dados de base) com hemofilia B mostra valores médios de recuperação de ± desvio padrão, determinados pela idade, 0,78 ± 0,23 UI/dL/UI/kg (variação de 0,4 a 1,4 UI/dL por UI/kg) para indivíduos ≥15 anos de idade (n=37) e 0,68 ± 0,30 UI/dL por UI/kg (variação de 0,18 a 2,08 UI/dL por UI/kg) para indivíduos <15 anos de idade (n=56).
Em um estudo farmacocinético cruzado e randomizado, BeneFixTM reconstituído em 0,234% de diluente de cloreto de sódio mostrou-se ser farmacocineticamente equivalente ao BeneFixTM previamente comercializado (reconstituído com água estéril para injeção) em 24 pacientes previamente tratados (≥12 anos) a uma dose de 75 UI/kg. Além disso, os parâmetros farmacocinéticos foram acompanhados em 23 dos mesmos pacientes previamente tratados após a administração repetida de BeneFixTM por seis meses e se mostraram inalterados em comparação àquelas obtidos no início da avaliação. Um resumo dos dados farmacocinéticos pode ser encontrado na Tabela 1:

Tabela 1: Estimativas dos parâmetros farmacocinéticos para o BeneFixTM (75 UI/kg) nos dados de base e no mês 6 em pacientes com hemofilia B previamente tratados

Parâmetro

Dados de base n = 24
Média ± DP

Mês 6 n = 23
Média ± DP

Cmax (UI/dL) 54,5 ± 15,0 57,3 ± 13,2
AUC∞ (UI∙hr/dL) 940 ± 237 923 ± 205
t1/2 (hr) 22,4 ± 5,3 23,8 ± 6,5
CL (mL/hr/kg) 8,47 ± 2,12 8,54 ± 2,04

Recuperação
(UI/dL/UI/kg)

0,73 ± 0,20 0,76 ± 0,18



Abreviações: AUC∞ = área sob a curva de tempo de concentração de plasma a partir do tempo zero ao infinito; Cmax = concentração máxima; t1/2 = meia-vida de eliminação do plasma; CL = clearance; DP = desvio padrão.