Bula para paciente betaserc

BETASERC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BETASERC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BETASERC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
BETASERC® (dicloridrato de betaistina) melhora os sintomas de vertigem (acompanhada de náuseas e vômitos) e zumbido no ouvido. A melhora, algumas vezes, só pode ser observada após algumas semanas de tratamento.
POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
BETASERC® (dicloridrato de betaistina) é indicado para: – Tratamento da Síndrome de Ménière caracterizada pela tríade de sintomas vertigem (com náuseas e vômito), perda de audição e zumbido. – Tratamento sintomático da tontura de origem vestibular.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contra-indicações Hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula. Precauções e Advertências Portadores de feocromocitoma e pacientes com asma brônquica precisam ser cuidadosamente monitorados durante a terapia. São recomendados cuidados especiais no tratamento de pacientes com história de úlcera péptica. Os comprimidos de BETASERC® (dicloridrato de betaistina) devem ser utilizados por via oral. O uso por qualquer outra via de administração pode apresentar riscos a sua saúde. Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
Gravidez e amamentação
Não há dados suficientes sobre o uso da betaistina durante a gravidez que permitam avaliar possíveis efeitos deletérios. Não há evidências de efeitos prejudiciais em testes com animais. Não há informações sobre a passagem de betaistina ao leite materno. Não há estudos em animais sobre a excreção de betaistina no leite. Antes de iniciar o tratamento com betaistina, recomenda-se avaliar os possíveis benefícios do tratamento com betaistina em mulheres amamentando e os possíveis riscos à criança. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Uso em idosos
Não existem cuidados específicos para pacientes idosos.
Uso em crianças e adolescentes
Este medicamento é contra-indicado para menores de 18 anos devido a informações sobre segurança e eficácia insuficientes.
Efeitos na habilidade de dirigir ou operar máquinas BETASERC® não altera ou apresenta efeitos mínimos na habilidade de dirigir ou operar máquinas.
Interações medicamentosas
Não há dados de interação medicamentosa em estudos in vivo. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Os comprimidos de BETASERC® (dicloridrato de betaistina) são redondos, brancos ou quase brancos, biconvexos, com vinco. Os comprimidos de BETASERC® 16 mg contém a inscrição “267” em uma das faces e logotipo na outra. Os comprimidos de BETASERC® 24 mg contém a inscrição “289” em uma das faces e logotipo na outra. BETASERC® deve ser administrado por via oral (boca). BETASERC® não é recomendado para menores de 18 anos. As doses recomendadas de BETASERC® para adultos variam de 24-48 mg por dia, divididos em duas ou três tomadas. A dosagem deve ser individualmente adaptada de acordo com a resposta terapêutica. A melhora, algumas vezes, só pode ser observada após algumas semanas de tratamento. Em alguns casos os melhores resultados são obtidos após alguns meses. Existem evidências de que o tratamento realizado desde o início da doença previne a sua progressão e/ou a perda de audição em fases avançadas da doença.
Conduta em casos de esquecimento de dose (dosagem omitida)
Caso você se esqueça de tomar uma dose de BETASERC® no horário recomendado, tome-a assim que possível. Entretanto, se já estiver próximo do horário da dose seguinte, ignore a dose esquecida e tome somente a próxima dose no horário habitual, continuando normalmente o esquema de doses recomendado.
SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO. NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR, OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Sistema imunológico: reação de hipersensibilidade (por exemplo: reação anafilática) Sistema gastrintestinal: em alguns casos foram observadas queixas gástricas leves. Estes efeitos podem ser contornados administrando-se o medicamento durante as refeições ou reduzindo as doses. Pele ou tecidos subcutâneos: foram observados casos raros de reação cutânea, tais com: edema angioneurótico, rash cutâneo, prurido e urticária.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Há poucos casos de superdosagem. Alguns pacientes apresentaram sintomas moderados com doses de até 640 mg, como náusea, sonolência e dor abdominal. Complicações mais sérias (por exemplo, convulsão e complicações cardíacas e pulmonares) foram observadas em casos de superdosagem intencional, especialmente em combinação com outros medicamentos administrados em superdosagem. O tratamento da superdosagem deve incluir medidas convencionais de suporte.
ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar BETASERC® (dicloridrato de betaistina) em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e proteger da umidade. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.