Interações medicamentosas biofenac aerosol

BIOFENAC AEROSOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BIOFENAC AEROSOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BIOFENAC AEROSOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Embora apenas 6% da droga seja absorvida através da pele, podem ocorrer determinadas interações medicamentosas com outras drogas, como por exemplo, quando administrado concomitantemente com preparações contendo lítio ou digoxina, BIOFENAC aerossol pode elevar a concentração plasmática destes.
Alguns agentes anti-inflamatórios não esteroides são responsáveis pela inibição da ação de diuréticos. O tratamento concomitante com diuréticos poupadores de potássio pode estar associado à elevação dos níveis séricos de potássio, sendo necessário o controle periódico destes níveis.
A administração concomitante de glicocorticoides e agentes anti-inflamatórios não esteroides pode predispor à ocorrência de reações adversas do sistema gastrintestinal.
A biodisponibilidade do diclofenaco é reduzida pelo ácido acetilsalicílico e vice-versa quando ambos são administrados concomitantemente. Como precaução, recomenda-se a realização de exames laboratoriais periódicos, quando anticoagulantes forem administrados em conjunto para aferir se o efeito anti- coagoante desejado está sendo mantido.
Ensaios clínicos realizados em pacientes diabéticos mostram que BIOFENAC aerossol não interage com substâncias antidiabéticas de uso oral.
Cuidado deve ser tomado quando BIOFENAC aerossol for administrado menos de 24 horas antes ou depois do tratamento com metotrexato, pois a concentração sérica desta droga pode se elevar e sua toxicidade ser aumentada.
Pode ocorrer um aumento da nefrotoxicidade da ciclosporina por efeitos dos agentes anti-inflamatórios sobre as prostaglandinas renais.