Posologia de biostate

BIOSTATE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BIOSTATE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BIOSTATE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de usar
Infusão contínua
Não foram realizados estudos usando infusão contínua em pacientes. Entretanto, sugere-se que este método é adequado para cobrir procedimentos cirúrgicos. O produto requerido deve ser reconstituído para o mesmo volume e no mesmo diluente para a infusão em bolus e administrado usando-se uma bomba de infusão adequada para este volume. A reconstituição deve ser feita sob condições assépticas e a integridade e esterilidade do equipo de administração deve ser mantida.

Monitoramento
Recomenda-se determinar a concentração plasmática de fator VIII no paciente em intervalos adequados e durante o tratamento de hemorragia grave.

Reconstituição
1.Antes da reconstituição, deixar os frascos de Biostate e de água para injetáveis atingirem uma temperatura entre 20°C e 30°C.
2.Retirar as tampas da parte superior dos frascos de Biostate e de água para injetáveis.
3.Aplicar um antisséptico adequado sobre a tampa de borracha exposta de ambos os frascos e deixar secar.
4.Abrir a embalagem externa do Mix2VialTM dispositivo de transferência com filtro, desprendendo a tampa selo. Se a tampa selo não estiver intacta ou houver dúvida sobre a integridade do dispositivo Mix2VialTM, não usar e retornar ao distribuidor indicado na embalagem. Colocar o frasco-ampola de água para injetáveis em uma superfície plana e segurá-lo firmemente. Pegar o dispositivo Mix2VialTM junto com sua embalagem externa e invertê-lo. Empurrar a cânula de plástico azul do Mix2VialTM firmemente através da tampa de borracha do frasco-ampola de água para injetáveis – Ver Figura 1.
AI = ÁGUA PARA INJETÁVEIS
5.Segurando o frasco-ampola de água para injetáveis, retirar cuidadosamente a embalagem externa do dispositivo Mix2VialTM, tomando cuidado para deixar o Mix2VialTM conectado firmemente ao frasco-
ampola de água para injetáveis. Assegurar que somente a embalagem seja retirada e não o Mix2VialTM (Ver Figura 2).
6.Segurar firmemente o frasco-ampola de Biostate em uma superfície plana, inverter o frasco-ampola de água para injetáveis com o Mix2VialTM conectado e empurrar a extremidade da cânula de plástico transparente do Mix2VialTM firmemente através da tampa de borracha do frasco-ampola de Biostate (Ver Figura 3). A água será transferida para dentro do frasco-ampola por meio de vácuo. No caso pouco provável de não haver vácuo no frasco-ampola, não usar o produto e retorná-lo ao distribuidor indicado na embalagem.
7.Com os frascos-ampola de água para injetáveis e de Biostate ainda unidos, girar suavemente o frasco- ampola do produto para assegurar a dissolução completa do conteúdo. Evitar a formação excessiva de espuma. Uma solução límpida ou levemente opalescente é geralmente obtida dentro de 2 a 5 minutos. A solução deve ser usada conforme descrito no item Administração.
8.Uma vez dissolvido todo conteúdo do frasco-ampola de Biostate, segurar firmemente as partes transparente e azul do Mix2VialTM, desrosqueá-las e separá-las (Ver Figura 4). Descartar o frasco- ampola de água para injetáveis vazio e a parte azul do Mix2VialTM em um recipiente apropriado.

Nota:
O dispositivo Mix2VialTM destina-se a filtrar o conteúdo de um único frasco de Biostate.
Se múltiplos frascos de Biostate forem administrados, um dispositivo Mix2VialTM separado deve ser utilizado para cada frasco-ampola.
Não refrigerar a solução reconstituída.

Administração
1.Com o frasco-ampola de Biostate na posição vertical para cima, conectar uma seringa descartável de plástico à parte de plástico transparente do Mix2VialTM. Inverter o sistema e transferir a solução de Biostate reconstituída para a seringa puxando o êmbolo para trás lentamente. Uma seringa de grande volume pode ser utilizada para misturar o conteúdo de vários frascos de Biostate reconstituído.
2.Uma vez transferida a solução de Biostate para a seringa, segurar firmemente o corpo da seringa (mantendo o êmbolo da seringa para baixo) e separar o Mix2VialTM da seringa. Descartar o Mix2VialTM(parte de plástico transparente) e o frasco-ampola vazio em um recipiente de descarte
apropriado. Conectar na seringa uma agulha para injeção adequada para administrar a solução de Biostate reconstituída. Não usar o dispositivo Mix2VialTM para injeção.
3.Administrar a dose lentamente (geralmente em 5 minutos ou conforme o paciente tolerar) por via intravenosa. Quando o conteúdo de mais de um frasco for administrado é conveniente reunir a quantidade total em uma seringa de grande volume ou em uma bolsa estéril antes da administração. Isso deve ser feito em condições assépticas.
4.Para reduzir o risco de contaminação microbiológica, usar o produto imediatamente após a sua reconstituição ou preparação. A solução não deve ser armazenada. Se a reconstituição foi realizada em condições assépticas e a integridade e esterilidade dos acessórios foram mantidas, a infusão deve ser administrada dentro de 3 horas após a reconstituição, no caso do uso rotineiro. Para uso em cirurgias as condições descritas no item Infusão Contínua podem ser aplicadas. Este produto é de uso único, qualquer solução remanescente no frasco-ampola deve ser descartada apropriadamente.
5.A solução não deve ser adicionada ou misturada a outros fluidos a serem administrados, incluindo sangue total.
Os profissionais de saúde responsáveis pela aplicação do produto devem ser treinados adequadamente nas técnicas de preparação e administração de Biostate.

Posologia
As doses recomendadas na Tabela 2 (doença de von Willebrand) e na Tabela 3 (Hemofilia A) são um guia geral para a terapia. As doses inicial e de manutenção exatas e os intervalos entre doses devem ser baseados na condição clínica do paciente e na resposta à terapia. Análises laboratoriais devem ser realizadas para assegurar que as concentrações plasmáticas desejadas de FVIII e FvW foram atingidas.

Indicação

 

Dose (IU/kg) Frequência de dose 

% especificada de
FVIII/FvW
(IU/dL)

FVIII:C FvW: CoR

Episódios
hemorrágicos
espontâneos

 

 12,5-25  25-50  Inicial

Concentração máxima de FvW
>50%, FVIII >30%

 12,5 25 

Doses subsequentes
a cada 12-24 horas

Concentrações mínimas de
FvW /FVIII>30% até cessar a
hemorragia (geralmente, 2-4
dias)

Cirurgias de
pequeno porte

30 60  Diária 

Concentrações mínimas de
FvW /FVIII>30% até que a
cicatrização seja completa
(geralmente, 2-4 dias)

Cirurgias de
grande porte

 

30-40  60-80  Inicial 

Concentração máxima de FvW
>100%, FVIII >60%

15-30 30-60 

Doses subsequentes
a cada 12-24 horas

 

Concentrações mínimas de
FvW/FVIII >50% até que a
cicatrização seja completa
(geralmente, 5-10 dias)

Profilaxia 12,5 – 20 25-40  3 vezes por semana  Mínimo 1



*Para pacientes com níveis muito reduzidos de FvW, por exemplo, <10% do normal (as doses podem necessitar de ajuste para baixo, se os níveis basais forem > 20%).

Indicação

Dose
(IU/kg)

Frequência da
dose

Dia(s) de
tratamento ou
duração

% especificada de
FVIII (UI/dL)

Pequena hemorragia 10-15 12-24 horas 1-2 Máximo 20-30

Hemorragia moderada a
grave
Ex.: hemartrose

15-40 8-24 hora 1-4 Máximo 30-80

Hemorragia fatal
Ex.:hemorragia
intracraniana

50-60
20-25

Dose única
8-12 horas

1
2-10

Máximo >100
Mínimo 80-100

Cirurgia de pequeno
porte

20-30
20-25
20-30

Dose única
12 horas
24 horas

pré-operatória
1-3
=> 4

Máximo 40-60
Mínimo 40-50
Mínimo 20-30

Cirurgia de grande porte

40-50
20-25
15-20
10-20

Dose única
8-12 horas
8-12 horas
12 horas

pré-operatória
1-3
4-6
=> 7

Máximo 80-100
Mínimo 80-100
Mínimo 60-80
Mínimo 40-60

Odontologia
Ex.: procedimentos
odontológicos invasivos,
extrações, cirurgias

35-40
25-30

Dose única
12 horas

pré-operatória
1-3

Máximo 70-80
Mínimo 50-60

Profilaxia 25-40

3 vezes por
semana

progressivo Mínimo 1



Observação: A dose pré-operatória é a dose de ataque antes da cirurgia, dia 1 é o dia da cirurgia e as concentrações mínimas precisam ser mantidas acima da especificação no dia da cirurgia e posteriormente.
Para limpeza odontológica extensa ou cirurgia, concentrações mais elevadas podem ser necessárias para períodos maiores de tempo. A utilização de um agente antifibrinolítico em auxílio ao fator de substituição é fortemente recomendada após extrações dentárias