Advertências sevorane

SEVORANE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SEVORANE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SEVORANE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



SEVORANE® (SEVOFLURANO) SOMENTE DEVE SER ADMINISTRADO POR MÉDICOS TREINADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE ANESTESIA GERAL. RECURSOS PARA A MANUTENÇÃO DA PATÊNCIA DAS VIAS AÉREAS, VENTILAÇÃO ARTIFICIAL, ADMINISTRAÇÃO DE OXIGÊNIO E RESSUSCITAÇÃO CIRCULATÓRIA DEVEM ESTAR DISPONÍVEIS PARA USO IMEDIATO. UMA VEZ QUE OS NÍVEIS DE ANESTESIA PODEM SER ALTERADOS FÁCIL E RAPIDAMENTE, SOMENTE VAPORIZADORES CALIBRADOS PARA SEVOFLURANO DEVEM SER UTILIZADOS. HIPOTENSÃO E DEPRESSÃO RESPIRATÓRIA AUMENTAM NA MEDIDA EM QUE A ANESTESIA É APROFUNDADA.
HIPERTERMIA MALIGNA: ASSIM COMO OUTROS AGENTES INALATÓRIOS, A ANESTESIA COM SEVOFLURANO PODE CAUSAR UM ESTADO HIPERMETABÓLICO DA MUSCULATURA ESQUELÉTICA EM INDIVÍDUOS SUSCETÍVEIS, LEVANDO A UMA ELEVADA DEMANDA DE OXIGÊNIO E CONSEQUENTE SÍNDROME CLÍNICA CONHECIDA COMO HIPERTERMIA MALIGNA. EM ESTUDOS CLÍNICOS, APENAS UM CASO DE HIPERTERMIA MALIGNA FOI RELATADO. EM PORCOS GENETICAMENTE SUSCEPTÍVEIS, SEVOFLURANO INDUZIU A HIPERTERMIA MALIGNA. ESTA SÍNDROME É CARACTERIZADA PELA HIPERCAPNIA, ALÉM DE SINAIS INESPECÍFICOS TAIS COMO RIGIDEZ MUSCULAR, TAQUICARDIA, TAQUIPNÉIA, CIANOSE, ARRITMIAS E/OU INSTABILIDADE DA PRESSÃO SANGUÍNEA. ALGUNS DESTES SINAIS INESPECÍFICOS PODEM APARECER DURANTE UMA ANESTESIA LEVE, HIPOXEMIA AGUDA, HIPERCAPNIA E HIPOVOLEMIA. O TRATAMENTO CONSISTE NA DESCONTINUAÇÃO DOS AGENTES CAUSADORES, ADMINISTRAÇÃO DE DANTROLENE SÓDICO INTRAVENOSO E APLICAÇÃO DE MEDIDAS DE SUPORTE (CONSULTAR A BULA DE DANTROLENE SÓDICO INTRAVENOSO PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O CONTROLE DO PACIENTE).
INSUFICIÊNCIA RENAL PODE SURGIR TARDIAMENTE E, DENTRO DO POSSÍVEL, O FLUXO URINÁRIO DEVE SER MANTIDO. O USO DE AGENTES ANESTÉSICOS INALATÓRIOS FOI ASSOCIADO A RAROS AUMENTOS NOS NÍVEIS DE POTÁSSIO SÉRICO QUE RESULTARAM EM ARRITMIAS CARDÍACAS E MORTE DE PACIENTES PEDIÁTRICOS DURANTE O PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO. PACIENTES COM DOENÇAS NEUROMUSCULARES LATENTES OU MANIFESTAS, PARTICULARMENTE COM DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE, PARECEM SER MAIS VULNERÁVEIS. O USO CONCOMITANTE DE SUCCINILCOLINA FOI ASSOCIADO À MAIORIA DESTES CASOS, MAS NÃO A TODOS. ESTES PACIENTES TAMBÉM MOSTRARAM ELEVAÇÕES SIGNIFICANTES DOS NÍVEIS DE CREATINOQUINASE E, EM ALGUNS CASOS, ALTERAÇÕES NA URINA CONSISTENTES COM MIOGLOBINURIA. APESAR DA SIMILARIDADE DESTE QUADRO À HIPERTERMIA MALIGNA, NENHUM DESTES PACIENTES EXIBIU SINAIS OU SINTOMAS DE RIGIDEZ MUSCULAR OU ESTADO HIPERMETABÓLICO. INTERVENÇÃO PRECOCE E AGRESSIVA PARA O TRATAMENTO DA HIPERCALEMIA E ARRITMIAS RESISTENTES É RECOMENDÁVEL, ASSIM COMO SUBSEQÜENTE AVALIAÇÃO DE DOENÇAS NEUROMUSCULARES LATENTES.
Precauções
GERAIS: DURANTE A MANUTENÇÃO ANESTÉSICA, O AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE SEVOFLURANO PRODUZ DIMINUIÇÃO DOSEDEPENDENTE NA PRESSÃO SANGUÍNEA. A DIMINUIÇÃO EXCESSIVA DA PRESSÃO SANGUÍNEA PODE ESTAR RELACIONADA AO APROFUNDAMENTO DA ANESTESIA E, NESTES CASOS, PODE SER CORRIGIDA PELA DIMINUIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE SEVOFLURANO INSPIRADO. COMO COM TODOS OS ANESTÉSICOS, A MANUTENÇÃO DA ESTABILIDADE HEMODINÂMICA É IMPORTANTE PARA EVITAR ISQUEMIA MIOCÁRDICA EM PACIENTES COM DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. A RECUPERAÇÃO DA ANESTESIA GERAL DEVE SER AVALIADA COM CUIDADO, ANTES QUE OS PACIENTES ESTEJAM DISPENSADOS DA UNIDADE DE CUIDADO PÓS-ANESTÉSICA. EMBORA A RECUPERAÇÃO DA CONSCIÊNCIA GERALMENTE OCORRA DENTRO DE MINUTOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DE SEVOFLURANO, O IMPACTO SOBRE A FUNÇÃO INTELECTUAL POR 2 OU 3 DIAS APÓS A ANESTESIA NÃO FOI ESTUDADO. COMO COM OUTROS ANESTÉSICOS, PEQUENAS ALTERAÇÕES NO HUMOR PODEM PERSISTIR POR DIVERSOS DIAS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DO ANESTÉSICO. OS PACIENTES DEVEM SER ADVERTIDOS DE QUE O DESEMPENHO EM ATIVIDADES QUE REQUEIRAM ATENÇÃO CONSTANTE, TAIS COMO CONDUZIR VEÍCULOS MOTORIZADOS OU OPERAR MAQUINÁRIO PESADO, PODE SER PREJUDICADO POR ALGUM TEMPO APÓS A ANESTESIA GERAL.
CARCINOGÊNESE E MUTAGÊNESE:
ESTUDOS SOBRE CARCINOGENICIDADE NÃO FORAM REALIZADOS. NENHUM EFEITO MUTAGÊNICO FOI OBSERVADO, CONFORME ESTUDO REALIZADO PELO TESTE DE AMES. NÃO HOUVE INDUÇÃO DE ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS EM CULTURAS DE CÉLULAS DE MAMÍFEROS.