Interações medicamentosas pre-folic

PRE-FOLIC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PRE-FOLIC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PRE-FOLIC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Interações medicamento-medicamento:
O ácido fólico diminui o efeito da fenitoína e seu pró-fármaco fosfenitoína; primidona e fenobarbital, podendo necessitar de reajuste de doses e monitoramento. Pirimetamina pode perder sua eficácia, devendo haver substituição do ácido fólico por ácido folínico. Redução das concentrações de ácido fólico pode ser induzida por contraceptivos orais (levonorgestrel, etinilestradiol); sulfassalazina; antituberculosos (rifampicina, isoniazida, estreptomicina) e antagonistas de ácido fólico, como metotrexato, pirimetamina, triantereno, trimetoprima e sulfonamidas. O ácido fólico pode interferir na absorção de zinco. A resposta hematopoiética do ácido fólico pode ser antagonizada por cloranfenicol.

Interações medicamento-substância química:
A absorção do ácido fólico pode ser diminuída em consequência dos efeitos tóxicos do álcool sobre as células parenquimatosas do fígado.

Interações medicamento-exame laboratorial:
Antibióticos podem interferir com o método de ensaio microbiológico utilizado para determinar as concentrações de ácido fólico no soro e em eritrócitos, produzindo resultados falsamente baixos. A administração de ácido fólico pode normalizar a contagem sanguínea em pacientes com deficiência de vitamina B12, causando melhora aparente da anemia.