Bula para paciente atenol

ATENOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ATENOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ATENOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
ATENOL produz efeitos no seu coração e circulação, reduzindo a pressão arterial, quando usado continuamente.
ATENOL começa a ter uma ação significativa dentro de 1 hora após sua administração oral, atingindo seu efeito máximo em 2 a 4 horas. Esse efeito é mantido por no mínimo 24 horas.

2. POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
ATENOL está indicado para o controle da pressão alta (hipertensão arterial), controle da angina pectoris (dor no peito ao esforço), controle de arritmias cardíacas (batimentos cardíacos irregulares), tratamento do infarto do miocárdio e tratamento precoce e tardio após infarto do miocárdio.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contraindicações
Você não deve utilizar ATENOL nas seguintes situações:
– Alergia ao atenolol ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
– Batimentos lentos do coração (bradicardia).
– Comprometimento importante da função do coração em bombear sangue aos tecidos (choque cardiogênico).
– Pressão arterial baixa ou muito baixa (hipotensão).
– Alteração metabólica onde o pH do sangue é baixo (acidose metabóica).
– Problemas graves de circulação arterial periférica (nas extremidades).
– Bloqueio cardíado de segundo ou terceiro grau (tipo de arritmia que causa bloqueio de impulsos elétricos para o coração).
– Síndrome do nodo sinusal (doença no local de origem dos impulsos elétricos do coração).
– Portadores de feocromocitoma (tumor benigno da glândula adrenal ou suprarrenal) não tratado. – Insuficiência cardíaca descompensada.

Advertências
ATENOL deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:
– Em pacientes com insuficiência cardíaca controlada (compensada).
– Em pacientes que sofrem de um tipo particular de dor no peito (angina), chamada de angina de Prinzmetal.
– Em pacientes com problemas na circulação arterial periférica (nas extremidades). – Em pacientes com bloqueio cardíaco de primeiro grau (tipo de arritmia que causa bloqueio de impulsos elétricos para o coração).
– Em pacientes portadores de diabete, pois o ATENOL pode mascarar o aumento da taquicardia (frequência cardíaca) secundária à hipoglicemia (baixos níveis de glicose no sangue) e também os sinais de tireotoxicose (problemas na tireoide).
– Em pacientes que sofrem de doença do coração isquêmica (exemplos: angina e infarto), ATENOL não deve ser descontinuado abruptamente.
– ATENOL pode causar uma reação mais grave a uma variedade de alérgenos quando administrado a pacientes com história de reação anafilática a tais alérgenos.
– Em pacientes com problemas pulmonares, como asma ou falta de ar.
– Em pacientes grávidas, tentando engravidar ou amamentando.
– Se o paciente for internado, a equipe médica e em especial o anestesiologista (se o paciente for se submeter a uma cirurgia) devem ser informados que o paciente está tomando ATENOL.

Precauções
Não se espera que ATENOL afete a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas. Entretanto, alguns pacientes podem sentir tontura ou cansaço.

Interações medicamentosas
ATENOL deve ser utilizado com cuidados nas seguintes situações:
– Em pacientes que estão tomando os seguintes medicamentos: verapamil, diltiazem, nifedipino, glicosídeos digitálicos, clonidina (para outros tratamentos de pressão alta ou angina), disopiramida (para batimentos cardíacos irregulares), amiodarona, adrenalina (agentes simpatomiméticos), indometacina ou ibuprofeno (para alívio da dor) e anestésicos.
O resultado do tratamento poderá ser alterado se o atenolol for tomado ao mesmo tempo em que estes medicamentos.
Podem ocorrer alterações nos resultados de exames laboratoriais referentes aos níveis de transaminases (avaliação da função do fígado) e muito raramente alteração nos exames imunológicos (anticorpos antinucleares – ANA).

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Não há experiência clínica em crianças, por esta razão, não é recomendado o uso de ATENOL em crianças.
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

4. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aspecto físico ATENOL é apresentado da seguinte maneira:
– ATENOL 25 mg: comprimidos redondos e de cor branca.
– ATENOL 50 mg: comprimidos redondos e de cor branca.
– ATENOL 100 mg: comprimidos redondos e de cor branca.

Características organolépticas
Ver aspecto físico.

Dosagem
A dose recomendada de ATENOL é de:
– Para pacientes com pressão alta: 1 dose única oral diária de 50 mg a 100 mg.
– Para pacientes com dor no peito ao esforço (angina): 1 dose única oral diária de 100 mg ou 50 mg administrados 2 vezes ao dia.
– Para pacientes com batimentos cardíacos irregulares (arritmias cardíacas): 1 dose diária de 50 a 100 mg, administrada por via oral em dose única.
– Para pacientes com infarto do miorcárdio: para pacientes que se apresentarem alguns dias após sofrerem um infarto agudo do miocárdio, recomenda-se uma dose oral de 100 mg diários de ATENOL para profilaxia a longo prazo do infarto do miocárdio.
Pacientes com alterações graves nos rins, pacientes idosos e pacientes com função dos rins comprometida, devem seguir orientação médica adequada.
ATENOL deve ser utilizado continuamente, a interrupção do tratamento deve ser feita gradualmente, conforme orientação do seu médico.
Caso você esqueça de tomar uma dose de ATENOL, deve tomá-lo assim que lembrar, mas não tome 2 doses ao mesmo tempo.
Como usar ATENOL 25 mg deve ser ingerido inteiro e com água.
ATENOL 50 mg e ATENOL 100 mg devem ser ingeridos com água e podem ser partidos ao meio. ATENOL deve ser administrado por via oral, com água e de preferência no mesmo horário todos os dias.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

5. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Podem ocorrer as seguintes reações adversas:
– Comum: batimentos lentos do coração, mãos e pés frios, alterações gastrointestinais e cansaço.
– Incomum: distúrbios do sono e elevação de enzimas que avaliam a função do fígado no sangue (transaminases).
– Raro: piora da insuficiência cardíaca, início de alteração do rítmo dos batimentos do coração (desencadeamento de bloqueio cardíaco), queda da pressão por mudança de posição (que pode estar associada a desmaio), tontura, dor de cabeça, formigamento, alterações de humor, pesadelos, confusão, psicoses, alucinações, boca seca, alterações da função do fígado, púrpura (tipo de doença no sangue), trombocitopenia (redução de um tipo de célula do sangue), queda de cabelo, reações na pele semelhantes à psoríase, exacerbação da psoríase, erupções na pele, olhos secos, distúrbios na visão, impotência sexual e chiado no peito (broncoespasmo) em pacientes com asma brônquica ou com histórico de queixas asmáticas.
– Muito raro: aumento de um tipo de fator imunológico no sangue (anticorpos antinucleares – ANA).

6. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Tratamento: em caso de ingestão de uma quantidade de medicamento maior do que a prescrita, você deve contatar imediatamente o médico.
Sintomas: batimento lento do coração (bradicardia), pressão baixa, insuficiência cardíaca aguda e chiado no peito (broncoespasmo).

7. ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
ATENOL deve ser mantido em temperatura ambiente (15oC a 30°C).
Todo medicamento deve ser mantido em sua embalagem original até o momento do uso.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.