Acido acetilsalicílico tamponado

Acido Acetilsalicílico tamponado com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Acido Acetilsalicílico tamponado têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Acido Acetilsalicílico tamponado devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Acido Acetilsalicílico tamponado

Ácido acetilsalicílico tamponado
Embalagens com 8, 10 e 30 comprimidos revestidos.

Acido Acetilsalicílico tamponado – Indicações

BUFFERIN CARDIO é indicado para a inibição da agregação plaquetária nas seguintes situações: acidente vascular cerebral isquêmico, prevenção de ataque isquêmico transitório e infartos cerebrais, infarto agudo do miocárdio, prevenção de infarto do miocárdio recorrente, angina pectoris instável e angina pectoris estável crônica, prevenção de trombose coronariana em pacientes com fatores de risco, prevenção de trombose venosa e embolia pulmonar, após cirurgia vascular ou intervenções do tipo angioplastia percutânea transluminal coronariana, e após cirurgia de revascularização do miocárdio.

Contra indicações de Acido Acetilsalicílico tamponado

BUFFERIN CARDIO é contra-indicado em pacientes com conhecida hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico ou a qualquer componente de sua formulação ou ainda a produtos que contenham antiinflamatórios não-esteroidais. Também é contra-indicado em pacientes com asma, rinite e/ou pólipos nasais, em pacientes com diátese hemorrágica e/ou úlcera gastrointestinal, assim como nos três últimos meses de gravidez. Pacientes com anemia grave e histórica de irregularidades na coagulação sangüínea também não podem utilizar este medicamento.

Este medicamento é contra-indicado para menores de 18 anos.

Advertências

-Anormalidades da coagulação: mesmo doses baixas de BUFFERIN CARDIO podem inibir a função plaquetária, levando a um aumento no tempo de sangramento. Isto pode afetar pacientes portadores de distúrbios hemorrágicos (como hemofilia hereditária ou adquirida, deficiência de vitamina K ou doenças hepáticas).

-Úlcera péptica: deve-se permanecer alerta para qualquer sinal de ulceração ou sangramento gastrointestinal, mesmo na ausência de sintomas gastrointestinais prévios. Pacientes com histórico de úlcera péptica ativa devem evitar o uso de BUFFERIN CARDIO, dada a possibilidade de irritação da mucosa gástrica e/ou sangramento.

-Exames laboratoriais: o ácido acetilsalicílico tem sido associado à elevação dos níveis de enzimas hepáticas, uréia, creatinina e potássio séricos, assim como à proteinúria e tempo de sangramento prolongado.

Gravidez e lactação
Em caso de gravidez ou amamentação, BUFFERIN CARDIO deve ser administrado apenas se for absolutamente necessário. Contudo, não deve ser usado durante os três últimos meses de gravidez, a menos que sob estrita orientação e responsabilidade médica, dado o risco de acarretar problemas ao feto ou complicações durante o parto. Como os salicilatos são excretados no leite humano, o ácido acetilsalicílico poderá causar erupções cutâneas, alterações plaquetárias e sangramento ao lactentes, caso seja administrado à mãe.

Uso em idosos
Antes de iniciar o tratamento por longo prazo com ácido acetilsalicílico, recomenda-se avaliar a existência de problemas renais e complicações gastrointestinais.

Uso em insuficiência renal
Evitar o uso de BUFFERIN CARDIO em pacientes com insuficiência renal grave (taxa de filtração glomerular menor que 10 mL/minuto).

Uso em insuficiência hepática
Evitar o uso de BUFFERIN CARDIO em pacientes com insuficiência hepática grave.

Capacidade para dirigir veículos e operar máquinas
Não foram observados, até o momento, efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas.

Interações medicamentosas de Acido Acetilsalicílico tamponado

-Inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA): os efeitos hiponatrêmicos e hipotensivos dos IECA podem ser diminuídos pela administração concomitante de ácido acetilsalicílico, devido ao seu efeito indireto sobre a via de conversão renina-angiotensina.

-Acetazolamida: o uso concomitante de acetazolamida e ácido acetilsalicílico pode levar a um aumento da concentração sérica da acetazolamida (com consequente toxicidade), devido à competição pela secreção no túbulo renal.

-Terapia anticoagulante concomitante (heparina/varfarina): pacientes sob terapia anticoagulante têm risco aumentado de sangramentos, em função da interação das drogas e o efeito sobre as plaquetas. O ácido acetilsalicílico pode deslocar a ligação da varfarina às proteínas plasmáticas, levando ao prolongamento do tempo de protrombina e do tempo de sangramento; pode aumentar também a atividade anticoagulante da heparina, aumentando o risco de sangramentos.

-Anticonvulsivantes: os salicilatos podem deslocar a ligação da fenitoína e do ácido valpróico às proteínas plasmáticas, aumentando seus níveis séricos.

-Betabloqueadores: o efeito hipotensivo dos betabloqueadores pode ser diminuído pela administração concomitante do ácido acetilsalicílico, devido à inibição das prostaglandinas renais, com diminuição do fluxo sanguíneo renal e retenção de sais e fluidos.

-Diuréticos: a eficácia dos diuréticos pode ser diminuída pela administração concomitante do ácido acetilsalicílico, devido à inibição das prostaglandinas renais, com diminuição do fluxo sanguíneo renal e retenção de sais e fluidos.

-Metotrexato: salicilatos podem inibir o clearance renal do metotrexato, potencialmente causando toxicidade da medula óssea.

-Anti-inflamatórios não-esteroidais: seu uso juntamente com o ácido acetilsalicílico deve ser evitado, pois pode aumentar os riscos de sangramentos ou levar a uma diminuição da função renal.

-Hipoglicemiantes orais: doses moderadas de ácido acetilsalicílico podem aumentar a eficácia dos hipoglicemiantes orais, levando à hipoglicemia.

-Agentes uricosúricos (probenecida e sulfinpirazona): salicilatos antagonizam a ação destas drogas.

-Álcool: pacientes que consomem três ou mais doses de bebida alcoólica todos os dias devem ser aconselhados sobre os riscos de sangramentos durante o uso de produtos contendo ácido acetilsalicílico.

Reações adversas / efeitos colaterais de Acido Acetilsalicílico tamponado

Muitos eventos adversos estão relacionados à dose de ácido acetilsalicílico.
Abaixo, encontra-se uma série de reações adversas que já foram reportadas em literatura:
Gerais: febre, hipotermia e sede.
Cardiovascular: disritmia, hipotensão e taquicardia.
Sistema nervoso central: agitação, edema cerebral, coma, confusão, tontura, dor de cabeça, hemorragia intracraniana ou subdural, letargia e convulsões.
Fluidos e eletrólitos: desidratação, hipercalemia, acidose metabólica e alcalose respiratória. Gastrointestinal: dispepsia, sangramentos, ulceração e perfuração, náuseas, vômitos, elevação transitória das enzimas hepáticas, hepatite, Síndrome de Reye e pancreatite.
Hematológico: prolongamento do tempo de protrombina, coagulação intravascular disseminada, coagulopatia e trombocitopenia.
Hipersensibilidade: anafilaxia aguda, angioedema, asma, broncoespasmo, edema de laringe e urticária.
Musculoesquelético: rabdomiólise.
Metabolismo: hiperglicemia e hipoglicemia (em crianças).
Reprodutivo: gravidez e trabalho de parto prolongados, bebês natimortos, baixo peso do recém-nascido, sangramentos antes e após o parto.
Respiratório: aumento anormal dos movimentos respiratórios, edema pulmonar e respiração excessivamente rápida.
Órgãos dos sentidos: perda de audição e zumbido (embora pacientes que freqüentemente apresentam perda de audição, podem ter dificuldade em perceber o zumbido; nestes pacientes, zumbido não pode ser usado como um indicador clínico de salicilismo).
Urogenital: nefrite intersticial, necrose papilar, proteinúria, insuficiência renal e falência renal.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disposnível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Acido Acetilsalicílico tamponado – Posologia

Devem ser administrados de 1 a 4 comprimidos por dia, a critério médico. Cada dose de BUFFERIN CARDIO deve ser tomada durante ou após as refeições, com um copo cheio de água, a menos que o paciente esteja sob restrição hídrica.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Super dosagem

A superdose por salicilatos pode ser de origem aguda ou decorrente de uma intoxicação crônica. Mesmo na ausência de sinais ou sintomas de intoxicação, o paciente deverá procurar imediatamente um médico ou contatar um Centro de Intoxicações. Sinais e sintomas de superdoses: em uma superdose aguda, poderão ocorrer alterações graves do equilíbrio ácido-básico, complicadas por hipertermia e desidratação. A alcalose respiratória ocorre de modo mais precoce, sendo que a hiperventilação é rapidamente seguida por acidose metabólica. Hipoglicemia, erupções de pele, zumbido, náuseas, vômitos, distúrbios visuais e auditivos, cefaléia, tontura, confusão e hemorragia gastrointestinal também podem ocorrer.
Na intoxicação crônica, podem ocorrer delírios, tremores, dispnéia, sudorese, hipertermia e coma.
O tratamento da intoxicação pelo ácido acetilsalicílico depende da extensão, do estágio e dos sintomas clínicos do momento. Em casos de intoxicação aguda, recomendam-se as medidas usuais para reduzir a absorção do princípio ativo, acelerar a excreção e monitorar o balanço hidroeletrolítico, assim como para normalizar a temperatura e a atividade respiratória.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

O ácido acetilsalicílico inibe a síntese de prostaglandinas e do tromboxano A2, prevenindo a agregação plaquetária e a formação de trombos. A diferença entre a atividade do ácido salicílico tradicional e aquele presente em BUFFERIN CARDIO é devida ao grupo acetila da molécula de ácido acetilsalicílico, responsável pela inativação da via ciclo-oxigenase.

Substâncias tamponantes
Os três componentes de ação tamponante na fórmula de BUFFERIN CARDIO, o carbonato de cálcio, o óxido de magnésio e o carbonato de magnésio, ajudam a prevenir o aparecimento de eventos gastrointestinais comuns às formulações tradicionais do ácido acetilsalicílico.

Farmacocinética
Após absorção, o ácido acetilsalicílico é amplamente distribuído para todos os tecidos e fluidos corporais, inclusive para o sistema nervoso central, para o leite materno e tecidos fetais.
A ligação do salicilato às proteínas plasmáticas é dependente de sua concentração: em doses baixas (< 100 microgramas/mL), aproximadamente 90% do salicilato está ligado à albumina plasmática, enquanto que, em concentrações mais altas (> 400 microgramas/mL), somente 75% encontra-se ligado. As concentrações mais altas são encontradas no plasma, fígado, córtex renal, coração e pulmões.
Como o ácido acetilsalicílico é rapidamente hidrolisado no plasma em ácido salicílico, seus níveis plasmáticos são essencialmente indetectáveis após 1-2 horas de sua ingestão. O ácido salicílico tem meia-vida plasmática de aproximadamente 6 horas. Sua taxa de eliminação é constante em relação à concentração plasmática e a excreção renal da droga inalterada depende do pH urinário: na medida em que se aproxima de 6,5, o clearance renal do salicilato livre aumenta de menos de 5% para mais de 80%.

Farmacodinâmica
O ácido acetilsalicílico afeta a agregação plaquetária pela inibição irreversível da ciclo-oxigenase. Este efeito perdura por toda a vida plaquetária, prevenindo assim a formação do fator tromboxano A2, responsável pela agregação plaquetária.

Resultados de eficacia

Muitos estudos demonstram a eficácia do ácido acetilsalicílico em doses baixas (75 a 325 mg) como agente antiplaquetário na prevenção primária e secundária de eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, tromboembolismo, dentre outros eventos cardiovasculares. Dentre os estudos, destacamos o estudo de Hennekens et al (com respectivo editorial da revista médica), que avaliou o uso do ácido acetilsalicílico pelos pacientes do Physician’s Health Study, e o estudo realizado pelo ISIS-2 Collaborative Group, que comparou o uso combinado ou isolado do ácido acetilsalicílico em baixas doses e da estreptoquinase intravenosa em mais de 17.000 casos que chegaram a pronto-socorros com suspeita de infarto agudo do miocárdio. Ambos os grupos reduziram significantemente a mortalidade cardiovascular dos pacientes nas cinco semanas seguintes (9,4% e 9,2%, respectivamente). Diferentemente da estreptoquinase, o ácido acetilsalicílico não aumentou a incidência de hemorragias cerebrais ou outros sangramentos que necessitassem de transfusões, mesmo conseguindo reduzir significantemente as taxas de reinfarto e acidentes vasculares cerebrais não fatais.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da umidade e do calor excessivo. Aspecto físico/organoléptico: BUFFERIN CARDIO é um comprimido revestido, redondo, de coloração branca a quase branca com odor característico.
BUFFERIN CARDIO tem prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

MS 1.0068.1045
Farm. Resp.: Virginia da Silva Giraldi – CRF-SP 15.779

Fabricado por: Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A., São Paulo – SP

Registrado: Novartis Biociências S.A.
Av. Prof Vicente Rao, 90, São Paulo – SP
CNPJ 56.994.502/0001-30
Indústria Brasileira

Acido Acetilsalicílico tamponado – Bula para o paciente

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
BUFFERIN CARDIO é indicado para inibir a agregação das plaquetas no sangue e reduzir os riscos de formação de trombos e entupimento das artérias. BUFFERIN CARDIO é recomendado para após infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame) do tipo isquêmico, prevenção de ataque isquêmico transitório, pacientes com certos tipos de angina, prevenção de trombose e embolia nos pulmões e após cirurgias cardiovasculares ou cateterismos.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
BUFFERIN CARDIO contém ácido acetilsalicílico em doses mais baixas que as utilizadas para combater os processos inflamatórios, porém suficientes para prevenir a agregação das plaquetas no sangue.
O grande diferencial de BUFFERIN CARDIO está em sua formulação chamada de tamponada, a qual permite que o ácido acetilsalicílico seja absorvido mais rapidamente. Esta absorção mais rápida não só dobra a quantidade de ácido acetilsalicílico no sangue em relação às formulações comuns, mas também ajuda a prevenir o aparecimento de indesejáveis efeitos colaterais gastrointestinais.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não tome BUFFERIN CARDIO se você for sensível a qualquer componente ou excipiente do produto (veja acima, no item Composição). Também não utilize BUFFERIN CARDIO se você tiver asma, rinite e/ou pólipos nasais ou ainda se você tiver úlcera no estômago ou no intestino. BUFFERIN CARDIO não deve ser tomado nos três últimos meses de gravidez. BUFFERIN CARDIO não deve ser usado se você tem ou já teve uma anemia forte ou o tempo para um sangramento parar esteja demorando ou já tenha demorado um tempo maior do que o normal.
BUFFERIN CARDIO não deve ser tomado por longo prazo sem orientação do médico.

Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Mesmo doses baixas de BUFFERIN CARDIO podem levar a um aumento no tempo de sangramento, motivo pelo qual pacientes com hemofilia, deficiência de vitamina K ou doenças do fígado devem ser alertados. Da mesma forma, se você já teve uma úlcera no estômago ou no intestino, mesmo que já curada, deve evitar o uso de BUFFERIN CARDIO, pelos riscos de irritação e novo sangramento. Se você precisar fazer algum exame de laboratório enquanto estiver tomando BUFFERIN CARDIO, saiba que o ácido acetilsalicílico pode elevar os valores de enzimas hepáticas, uréia, creatinina e potássio no sangue, assim como aumentar a quantidade de proteínas na urina e o tempo de sangramento.

Gravidez e amamentação:
Nestes casos, BUFFERIN CARDIO deve ser administrado apenas se for absolutamente necessário. Contudo, não deve ser usado durante os três últimos meses de gravidez, a menos que sob estrita orientação e responsabilidade de seu médico, dado o risco de haver problemas para a criança ou haver complicações durante o parto. Como ácido acetilsalicílico passa para o leite materno, poderá causar manchas na pele, alterações das plaquetas e sangramentos no bebê, caso seja administrado à mãe.

Uso em idosos
Antes de iniciar o tratamento por longo prazo com ácido acetilsalicílico, recomenda-se checar com o médico se existem problemas nos rins ou gastrointestinais.

Se você tiver alguma doença nos rins ou no fígado
Evitar o uso de BUFFERIN CARDIO em pacientes com funcionamento prejudicado dos rins ou do fígado.

Capacidade para dirigir veículos e operar máquinas
Não foram observados, até o momento, efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas.

Interações Medicamentosas
Deve ser evitada a ingestão concomitante de BUFFERIN CARDIO com alguns medicamentos, como: anti-hipertensivos da classe dos betabloqueadores e inibidores da enzima conversora da angiotensina; acetazolamida; heparina ou varfarina; anticonvulsivantes, como a fenitoína e o ácido valpróico; diuréticos; metotrexato; anti-inflamatórios não hormonais; medicamentos para reduzir a quantidade de açúcar (antidiabéticos) ou ácido úrico no sangue.

Interação com o álcool
Indivíduos que consomem três ou mais doses de bebida alcoólica todos os dias devem ser alertados sobre os riscos de sangramentos durante o uso de BUFFERIN CARDIO ou de quaisquer outros produtos contendo ácido acetilsalicílico.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento ou se estiver tomando BUFFERIN CARDIO antes de fazer qualquer cirurgia.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da umidade e do calor excessivo. Aspecto físico/organoléptico: BUFFERIN CARDIO é um comprimido revestido, redondo, de coloração branca a quase branca, com odor característico.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber de poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Devem ser administrados de 1 a 4 comprimidos por dia, conforme orientação médica.
BUFFERIN CARDIO deve ser tomado durante ou após as refeições, com um copo cheio de água, a menos que seu médico tenha limitado sua ingestão de água ao longo do dia. Neste caso, converse com ele.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se uma dose de BUFFERIN CARDIO for esquecida, aguarde até o horário da próxima dose para tomá-la. Não tome medicamentos fora do horário orientado por seu médico e jamais tome dose dobrada em caso de esquecimento da dose anterior.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Durante o tratamento, podem ocorrer, dentre outros sinais e sintomas, náuseas, vômitos, dor na região do estômago, qualquer outro desconforto gastrointestinal, sangramento junto com vômitos ou fezes. No caso de tontura, diminuição da audição e zumbidos, suspender a medicação. BUFFERIN CARDIO pode causar reações alérgicas de intensidade leve a grave, como urticária grave, edema da garganta ou broncoespasmos (chiados no peito).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através de seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Após a ingestão de uma dose excessiva de BUFFERIN CARDIO, poderá ocorrer aumento da temperatura do corpo, desidratação, respiração acelerada, hipoglicemia (redução do açúcar no sangue), manchas na pele, zumbidos, náuseas, vômitos, alterações na visão e na audição, dor de cabeça, tontura, confusão e sangramento gastrointestinal. Após a ingestão prolongada (crônica) de doses elevadas de BUFFERIN CARDIO, poderão ocorrer aumento da temperatura do corpo, suor excessivo, delírio, tremores, falta de ar e até coma.
Mesmo se não houver qualquer dos sinais ou sintomas acima, deve-se procurar imediatamente um médico ou contatar um Centro de Intoxicações para que as medidas necessárias sejam tomadas, no caso de ingestão de uma dose excessiva.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

20/12/2016