Características farmacológicas calciovital

CALCIOVITAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIOVITAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIOVITAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades químicas (fosfato de cálcio tribásico): por ser uma coletânea de cálcio, frequentemente é descrito como fosfato tricálcico ou fosfato de cálcio tribásico, na fórmula Ca3(PO4).
O cálcio é pouco absorvido pelo tubo intestinal devido à relativa insolubilidade de muitos de seus compostos; 9/10 da ingestão diária são excretados nas fezes, o restante eliminado pela urina; no adulto, os valores normais ditos de renovação para o cálcio estão na cifra de 1000mg/dia, de onde serão absorvidos 350mg, porém secretados 250mg pelos sucos gastrointestinais, restando um saldo de 100mg de absorção efetiva.
Ações fisiológicas e farmacológicas (terapêuticas): além da atuação sobre o metabolismo ósseo, também atua sobre sua remodelação (relação osteoblastos – osteoclastos), onde o esqueleto possui 99% do cálcio total do corpo; atua também no sistema neuromuscular (limiar de excitação e contração), cardiovascular (despolarização das fibras cardíacas) e outros (membrana celular e coagulação).
Propriedades químicas (colecalciferol): A Vitamina D é absorvida pelo intestino delgado, juntamente como o cálcio. Após absorção é transportada pela circulação a todos os órgãos, depositando-se principalmente no fígado, na pele e no cérebro. A maior parte da vitamina D é hidroxilada no corpo humano obtendo-se o 1,25 – dihidroxicolecalciferol, ou calcitriol, a forma mais ativa da Vitamina D. O calcitriol, que é importante na regulação da absorção de cálcio no intestino, é produzido nos rins e, durante a gravidez, na unidade fetoplacentária.
Ações fisiológicas e farmacológicas (terapêuticas): A vitamina D age ao nível do intestino delgado, facilitando a absorção de cálcio e fósforo. Um importante efeito da ação da vitamina D é a correta mineralização das matrizes dos ossos no crescimento.
Propriedades químicas (cianocobalamina): a absorção da vitamina B12 por via oral efetua-se na parte terminal do intestino delgado. Após absorção, distribui-se por todo organismo concentrando-se principalmente no fígado, coração e rins. Seu mecanismo de eliminação se dá principalmente pelas fezes (1µg/g). Sob a forma de coenzimas (cobamidas), a vitamina B12 intervém em diversas reações metabólicas no organismo.
Ações fisiológicas e farmacológicas (terapêuticas): a cianocobalamina desempenha importante papel na formação e maturação dos glóbulos vermelhos, sendo o mais eficiente aintianêmico conhecido.