Características farmacológicas caldê

CALDÊ com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALDÊ têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALDÊ devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O cálcio é um eletrólito essencial para o funcionamento dos sistemas nervoso, muscular e esquelético e encontra-se em maior quantidade estocado nos ossos (Natural Medicine 2008). Diversos fatores influenciam o balanço do cálcio: dieta, etnia, idade, fatores hormonais e ambientais (Natural Medicine 2008). Quando há desequilíbrio neste balanço, os níveis de calcemia diminuem e o cálcio presente nos ossos é mobilizado. Portanto, a mineralização normal dos ossos está intimamente relacionada aos distúrbios no metabolismo do cálcio.
A vitamina D tem função importante na absorção e deposição ósseas, além de regular os níveis de cálcio e fósforo, melhorando a absorção intestinal destes elementos (Natural Medicine 2008). A deficiência de vitamina D poderá acarretar na deficiência de cálcio e consequente perda de massa óssea, que poderá levar a quadros de osteoporose.

Farmacocinética
Normalmente, os íons divalentes são mal absorvidos pelos intestinos. A absorção do cálcio é dependente de fatores dietéticos, do pH e da presença de vitamina D. Na deficiência de cálcio no organismo, a absorção é aumentada (Guyton, 11ª. Edição, cap. 79). Cerca de 40% do cálcio plasmático está ligado a proteínas plasmáticas (PDR 2008), o restante é combinado com ânions e, portanto, não são filtrados pelos capilares glomerulares. A excreção ocorre principalmente nas fezes e em menor grau na urina – cerca de 10% do cálcio ingerido é excretado na urina (Guyton, 11ª. Edição, cap. 79).
O processo para a obtenção da forma ativa da vitamina D (1,25-dihidroxicolecalciferol) envolve a pele, fígado e rins. A vitamina D é absorvida no trato gastrintestinal, convertida a 25- hidroxicolecalciferol no fígado e posteriormente nos rins hidroxilada para 1,25- dihidroxicolecalciferol.