Modo de usar calmociteno

CALMOCITENO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALMOCITENO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALMOCITENO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Aspecto físico
O Calmociteno® 5 mg (diazepam) apresenta-se na forma de comprimido branco, sulcado em uma das faces e na outra gravado
O Calmociteno® 10 mg (diazepam) apresenta-se na forma de comprimido salmão, sulcado em uma das faces e na outra gravado Medley.
Características organolépticas
Calmociteno® (diazepam) comprimidos não possui características organolépticas marcantes que permitam sua diferenciação em relação a outros comprimidos.
Este medicamento só deve ser usado quando receitado por um médico.

Modo de usar o medicamento
Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de líquido (não alcoólico).

Calmociteno® (diazepam) comprimidos:
Dose Padrão: para se obter efeito ótimo, a posologia deve ser individualizada. O tratamento deve ser iniciado com a menor dose apropriada eficaz para a condição particular.
As doses orais usuais para adultos se iniciam com 5-10 mg.
Dependendo da gravidade dos sintomas, o médico poderá recomendar doses de 5-20 mg/dia. Cada dose oral não deve normalmente ser superior a 10 mg.
Duração do tratamento: a duração do tratamento deve ser a menor possível. O paciente deve ser reavaliado regularmente quanto à necessidade de se continuar o tratamento, especialmente no paciente assintomático. O tratamento não deve exceder 2-3 meses, incluindo o período de retirada progressiva. A extensão além deste limite poderá ser feita após reavaliação da situação. É útil informar ao paciente quando o tratamento for iniciado que terá duração limitada e explicar como a dose será progressivamente reduzida.
Além disso, é importante que o paciente seja alertado sobre a possibilidade do fenômeno de rebote, para minimizar a ansiedade sobre tais sintomas caso eles ocorram durante a retirada. Existem evidências de que, no caso de benzodiazepínicos de curta duração, o fenômeno de retirada pode se manifestar no intervalo entre as doses, especialmente quando as doses são altas. No caso de benzodiazepínicos de longa duração, como o Calmociteno® (diazepam), é importante prevenir quando se trocar para um benzodiazepínico de curta duração, pois podem ocorrer sintomas de abstinência.

• Instruções posológicas especiais
Idosos: pacientes idosos devem receber doses menores. Estes pacientes devem ser acompanhados regularmente no início do tratamento para minimizar a dosagem e/ou frequência de administração, para prevenir superdosagem devido ao acúmulo.
Crianças: benzodiazepínicos não devem ser dados a crianças sem confirmação cuidadosa da indicação. A duração do tratamento deve ser a menor possível.
Distúrbios do funcionamento do fígado: pacientes com distúrbios do funcionamento do fígado devem receber doses menores.

“Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.”

• Interrupção do tratamento
“Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.”
O seu médico sabe o momento ideal para suspender o tratamento.
Entretanto, lembre-se de que Calmociteno® (diazepam) não deve ser tomado indefinidamente.
Se você toma Calmociteno® (diazepam) em altas doses e interrompe o tratamento de repente, seu organismo pode reagir.
Assim, após dois a três dias sem qualquer problema alguns dos sintomas que o incomodavam podem reaparecer espontaneamente.
Não volte a tomar Calmociteno® (diazepam). Esta reação, da mesma maneira que surgiu, desaparece em dois ou três dias.
Para evitar este tipo de reação, seu médico pode recomendar que você reduza a dose regularmente durante vários dias, antes de suspender o tratamento.
Um novo período de tratamento com Calmociteno® (diazepam) pode ser iniciado a qualquer momento, desde que por indicação médica.