Advertências cisplatina

CISPLATINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CISPLATINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CISPLATINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A cisplatina solução injetável deve ser administrada exclusivamente por infusão intravenosa.
cisplatina deve ser diluído em solução de cloreto de sódio 0,9% ou em 1/2 ou 1/3 de solução de cloreto de sódio 0.9% com solução glicosada 5%.

Incompatibilidades: Agulhas ou equipos que contenham partes de alumínio que possam entrar em contato com a cisplatina não devem ser usados na sua preparação ou administração. O alumínio reage com a cisplatina levando a formação de um precipitado e a perda de potência.

Cuidados no manuseio: cisplatina só deve ser administrado sob supervisão de um médico, com experiência no uso de agentes quimioterápicos. Como acontece com todos os agentes quimioterápicos, o pessoal que manipula e administra este medicamento deve estar devidamente protegido durante o manuseio da cisplatina.

Contato acidental: No caso de contato acidental da cisplatina com a pele ou olhos, as áreas afetadas devem ser imediatamente lavadas com grande quantidade de água ou solução salina isotônica. Se os olhos forem afetados, um médico deve ser consultado.

Derramamento acidental: Caso ocorra derramamento acidental, o acesso ao local deve ser restrito. O liquido derramado deve ser absorvido com toalhas absorventes próprias e a área contaminada deve ser limpa com solução de hipoclorito de sódio 1% e toalhas absorventes apropriadas para este uso. O local deve ser lavado com bastante água. Colocar o material usado em containers e/ou sacos duplos de plástico próprios para o descarte e rotular como ‘LIXO CITOTÓXICO PARA INCINERAÇÃO’ e incinerar a 1.100°C por pelo menos 1 segundo.

Extravasamento: Pode ocorrer toxicidade no tecido mole após extravasamento da cisplatina. Infiltrações da solução de cisplatina podem resultar em celulite tissular, fibrose e necrose.