Bula para paciente gotas binelli

GOTAS BINELLI com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GOTAS BINELLI têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GOTAS BINELLI devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1 – Ação esperada do medicamento:
GOTAS BINELLI® (dropropizina) é um medicamento sedativo da tosse que age bloqueando os receptores da tosse. Apresenta uma leve ação antialérgica, podendo ser usado na tosse associada com condição alérgica. A dropropizina é rapidamente absorvida pelo trato gastrintestinal, com início de ação entre 15 a 30 minutos após administração via oral.

2 – Indicações do medicamento:
GOTAS BINELLI® (dropropizina) está indicado para o tratamento dos sintomas da tosse irritante e seca (sem secreção). Este produto não contém açúcar, podendo ser utilizado por pessoas que fazem restrição ao consumo de açúcar, incluindo pacientes diabéticos.

3 – Riscos do medicamento:
GOTAS BINELLI® (dropropizina) é contraindicado em indivíduos que apresentem alergia a dropropizina, insuficiência respiratória grave, hipotensão (queda da pressão arterial), em pacientes asmáticos e em crianças com menos de 2 anos de idade. Não deve ser usado em casos de tosse produtiva (com secreção).

ADVERTÊNCIAS:
“Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade”. “Em crianças de 2 a 6 anos de idade, somente o uso limitado de antitussígenos é recomendável”. A duração do tratamento com dropropizina deve ser tão curta quanto possível, em geral poucos dias. Se os sintomas persistirem, a utilidade da medicação deve ser reavaliada. Informe ao seu médico se você estiver fazendo uso de algum outro medicamento.

Uso durante a gravidez e lactação:
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento. Deve-se evitar o uso da dropropizina durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre e no final da gestação. A dropropizina não deve ser usada por mulheres que estejam amamentando.

Precauções:
Pacientes com sensibilidade aumentada a dropropizina devem ter cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas, pela possibilidade de hipotensão (queda da pressão arterial) ou sonolência. O uso de álcool e depressores do SNC em associação com a ropropizina pode contribuir para o aparecimento da hipotensão e da sonolência. A dropropizina deve ser usada com cuidado em idosos e em pacientes com alteração da função dos rins ou do fígado.

Interações Medicamentosas:
Álcool e depressores do SNC podem aumentar efeitos colaterais como hipotensão e sonolência.

4 – Modo de uso:
Crianças de 2 à 3 anos: 4 a 7 gotas, 4 vezes ao dia (corresponde a 8 mg de dropropizina);
Acima dessa idade: 14 gotas, 4 vezes ao dia (corresponde a 15 mg de dropropizina). Adultos: 27 gotas, 4 vezes ao dia (corresponde a 30 mg de dropropizina).
Cada mL (27 gotas) contém 30 mg de dropropizina.

“Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica”.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

5 – Reações adversas:
Raramente são observadas nas doses recomendadas.
Em caso de doses altas ou de sensibilidade aumentada a dropropizina, as reações mais frequentes consistem em hipotensão (queda da pressão arterial) e sonolência.

6 – Conduta em caso de superdose:
Os sintomas da superdosagem de dropropizina são hipotensão (queda de pressão arterial) e sonolência. Não existe antídoto específico. O tratamento usual em superdosagem aguda é a indução de vômito, o mais rapidamente possível, a não ser que o paciente esteja inconsciente. No hospital, a lavagem gástrica somente é útil se aplicada precocemente, pela rápida absorção intestinal da dropropizina.

7 – Cuidado de conservação:
O produto apresenta validade de 36 meses após a data de fabricação, devendo ser mantido em temperatura ambiente (15 a 30º C) e protegido da luz.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”.