Advertências claripel

CLARIPEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLARIPEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLARIPEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A segurança do produto em gestantes e mulheres em fase de amamentação ainda não foi estabelecida e, portanto, a relação risco-benefício deve ser avaliada para o uso do produto nestas condições. Em crianças menores de 12 anos, a segurança e a eficácia do uso de hidroquinona não foram determinadas.
CLARIPEL® creme e CLARIPEL® Acquagel não devem ser utilizados em grandes áreas do corpo. O produto não deve entrar em contato com os olhos. Caso ocorra contato acidental, lavar os olhos com bastante água e contatar imediatamente o seu médico. Se os produtos entrarem em contato com os lábios, podem ocorrer efeito anestésico e uma sensação amarga.
CLARIPEL® creme e CLARIPEL® Acquagel não devem ser usados na pele irritada e na presença de queimaduras solares. CLARIPEL® creme não deve ser utilizado como protetor solar.
CLARIPEL® creme e CLARIPEL® Acquagel não devem ser utilizados para o clareamento de cílios e supercílios. Após o clareamento da pele, deve-se evitar exposição das áreas tratadas ao sol com a aplicação de protetores ou bloqueadores solares, ou pelo uso de roupas protetoras a fim de prevenir a repigmentação. Para avaliar a hipersensibilidade do paciente ao produto, sugere-se aplicá-lo inicialmente em uma pequena parte de pele íntegra, na área que apresenta as manchas ou próximo a ela, por 24 horas. O aparecimento de leve vermelhidão não é necessariamente uma contraindicação, mas o tratamento deve ser suspenso se ocorrerem reações como prurido, inflamação excessiva ou formação de vesículas (bolhas).