Características farmacológicas coristina d

CORISTINA D com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CORISTINA D têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CORISTINA D devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



CORISTINA® D é uma associação medicamentosa que reúne a combinação da efetiva ação analgésica e antipirética, obtida com o ácido acetilsalicílico, com a ação anti-histamínica do maleato de dexclorfeniramina e com as propriedades vasoconstritoras do cloridrato de fenilefrina. A inclusão da cafeína tem por função compensar a sonolência que pode ocorrer com o componente anti-histamínico.
O ácido acetilsalicílico inibe a síntese de prostaglandinas e atuam no centro termorregulador cerebral promovendo vasodilatação e sudorese, efeitos que resultam em atividade anal gésica e antipirética, respectivamente. O ácido acetilsalicílico é rápida e completamente absorvido e sua concentração plasmática máxima é atingida em 1 a 2 horas. Ele é hidrolisado •a ácido salicílico (ativo), o qual é conjugado no fígado a seus metabólitos. A meia vida plasmática do ácido salicílico é de aproximadamente 6 horas.
Experimentos in vitro e in vivo da potência anti-histamínica dos isômeros opticamente ativos da clorfeniramina demonstraram que a atividade predominante deve-se ao isômero dextrógero dexclorfeniramina. O maleato de dexclorfeniramina bloqueia os receptores H1 da histamina, antagonizando eficazmente muitos dos efeitos característicos dessa substância. Após administração oral, sua concentração plasmática máxima é alcançada após 3 horas e sua meia-vida varia de 20 a 24 horas.
A fenilefrina é bem absorvida a partir do trato gastrintestinal, sofre metabolização intestinal e hepática e apresenta uma biodisponibilidade sistêmica de aproximadamente 40%. Apenas 3% de uma dose oral são excretadas não modificadas naurina .
A cafeína é bem absorvida após administração oral e as concentrações plasmáticas máximas são atingidas após 15 a 45 mi nutos. A meia-vi da de eliminação é de aproximadamente 3 a 5 horas.
O tempo médio estimado para o início de ação da CORISTINA® D é de aproximadamente 30 minutos.