Bula para paciente cortisonal

CORTISONAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CORTISONAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CORTISONAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO:
O CORTISONAL atua como antiinflamatório, anti-asmático, anti-alérgico, em artropatias e em edema angioneurótico.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO:
– Antes da reconstituição: conservar o produto na embalagem original, protegido do calor excessivo (temperatura acima de 40°C), da luz e da umidade. Utilizar a solução somente se estiver límpida (transparente). – Após a reconstituição: a solução permanece estável por 24 horas em temperatura ambiente (15 a 30°C) e por 3 (três) dias se conserv ada em refrigerador (temperatura 2 a 8°C). Após esses períodos, a solução deve ser des prezada.
PRAZO DE VALIDADE:
24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho). Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:
Uma vez que não foram feitos estudos adequados de reprodução humana com os corticosteróides, quando for necessário o uso destas substâncias em gestantes ou mulheres em idade fértil, o médico deve avaliar a relação risco/benefício. Os corticosteróides são excretados no leite materno, podendo suprimir o crescimento, interferir com a produção de corticosteróide endógeno ou causar outros efeitos indesejáveis. As mães utilizando doses farmacológicas de corticosteróides devem ser aconselhadas a não amamentar. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO:
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
REAÇÕES ADVERSAS:
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como: cicatrização de feridas prejudicada, petéquias e equimoses, pele fina e frágil, manifestações de diabetes melito latente, necessidade de aumento da dose de insulina ou agentes hipoglicemiantes orais em pacientes diabéticos, supressão do crescimento em crianças, retenção de sódio, retenção de líquidos, insuficiência cardíaca congestiva em pacientes susceptíveis, perda de potássio, alcalose hipocalêmica, irregularidades menstruais, desenvolvimento de Síndrome de Cushing, supressão de eixo pituitário e supra-renal, úlcera péptica, com possível perfuração e hemorragia gástrica, pancreatite, esofagite, perfuração do intestino, balanço negativo de nitrogênio devido ao catabolismo protéico, miopatia esteróide, fraqueza muscular, fraturas patológicas, osteoporose, fraturas por compressão vertebral, necrose asséptica, aumento da pressão intracraniana, pseudo tumor cerebral, transtornos psíquicos, convulsões, catara subcapsular posterior, aumento da pressão ocular, exoftalmia, mascaramento de infecções, infecções latentes podem se tornar ativas, infecções oportunistas, pode suprimir reações e testes cutâneos, bronco espasmo edema de laringe, urticária.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS:
Não há restrições específicas quanto à ingestão concomitante com alimentos. Não ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento. Pacientes que recebem tratamento prolongado com doses corticosteróides, especialmente com significativa atividade mineralocorticóide, requerem restrição de sódio e/ou suplementação de potássio durante o tratamento. Em virtude dos corticosteróides promoverem catabolismo de proteínas, é necessário aumentar a ingestão de proteínas durante o tratamento. A administração de cálcio e vitamina D e a realização de exercícios físicos, reduzem o risco de osteoporose induzida por corticosteróides durante o tratamento prolongado.
CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES:
O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e em casos de casos de infecções fúngicas sistêmicas. Deve-se evitar tratamentos de longa duração com corticosteróides. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.