Reações adversas creon

CREON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CREON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CREON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em estudos clínicos, mais de 900 pacientes foram expostos ao CREON® (pancreatina).
As reações adversas mais comumente relatadas foram alterações gastrintestinais leves ou moderadas.
As reações adversas abaixo descritas foram observadas durante estudos clínicos nas frequências indicadas:

Sistema

Reação muito
comum (≥1/10)

Reação comum
(≥1/100 e <1/10)

Reação
incomum
(≥1/1.000 e <
1/100

Frequência
desconhecida

Alterações
gastrintestinais

Dor abdominal*

náusea, vômito,
constipação,
distensão
abdominal e
diarreia*

 

Estenose da região
íleo-cecal e do
intestino grosso
(colonopatia
fibrosante)

Alterações da pele
e tecidos
subcutâneos

    rash cutâneo prurido e urticária

Alterações do
sistema imune

     

hipersensibilidade
(reações anafiláticas)



* As alterações gastrointestinais são principalmente associadas às doenças subjacentes. Incidências similares ou menores, quando comparado com placebo, foram relatadas para diarreia (comum) e dor abdominal (muito comum). Estenose da região íleocecal e do intestino grosso (colonopatia fibrosante) foi relatada por pacientes com fibrose cística submetidos a altas doses de preparações contendo pancreatina, veja seção 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES.
Reações alérgicas principalmente, mas não exclusivamente limitadas a pele, foram observadas e identificadas como reações adversas durante a fase pós-comercialização. Como estas reações foram espontaneamente relatadas por uma população de tamanho não definido, não é possível estimar uma frequência precisa.

População pediátrica
Nenhuma reação adversa específica foi identificada. A frequência, o tipo e a gravidade das reações adversas apresentadas pelas crianças com fibrose cística foram semelhantes às dos adultos.
Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa.index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.