Portal

REAÇÕES ADVERSAS CREON

Em estudos clínicos, mais de 900 pacientes foram expostos ao CREON® (pancreatina).
As reações adversas mais comumente relatadas foram alterações gastrintestinais leves ou moderadas.
As reações adversas abaixo descritas foram observadas durante estudos clínicos nas frequências indicadas:

SistemaReação muitocomum (≥1/10)Reação comum(≥1/100 e <1/10)Reaçãoincomum(≥1/1.000 e <1/100Frequênciadesconhecida
AlteraçõesgastrintestinaisDor abdominal*náusea, vômito,constipação,distensãoabdominal ediarreia* Estenose da regiãoíleo-cecal e dointestino grosso(colonopatiafibrosante)
Alterações da pelee tecidossubcutâneos  rash cutâneoprurido e urticária
Alterações dosistema imune   hipersensibilidade(reações anafiláticas)


* As alterações gastrointestinais são principalmente associadas às doenças subjacentes. Incidências similares ou menores, quando comparado com placebo, foram relatadas para diarreia (comum) e dor abdominal (muito comum). Estenose da região íleocecal e do intestino grosso (colonopatia fibrosante) foi relatada por pacientes com fibrose cística submetidos a altas doses de preparações contendo pancreatina, veja seção 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES.
Reações alérgicas principalmente, mas não exclusivamente limitadas a pele, foram observadas e identificadas como reações adversas durante a fase pós-comercialização. Como estas reações foram espontaneamente relatadas por uma população de tamanho não definido, não é possível estimar uma frequência precisa.

População pediátrica
Nenhuma reação adversa específica foi identificada. A frequência, o tipo e a gravidade das reações adversas apresentadas pelas crianças com fibrose cística foram semelhantes às dos adultos.
Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa.index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.