Advertências deca durabolin

DECA DURABOLIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DECA DURABOLIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DECA DURABOLIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Exames médicos:
Médicos devem considerar monitorar os pacientes em tratamento com DECA-DURABOLIN® antes do início do tratamento, em intervalos trimestrais pelos primeiros 12 meses e posteriormente, de ano em ano para os seguintes parâmetros:
Exames de toque retal (ETR) e PSA para exclusão de hiperplasia da próstata ou câncer da próstata subclínica (ver “4. CONTRAINDICAÇÕES”);
Hematócrito e hemoglobina para exclusão de policitemia.

Condições que necessitam de supervisão:
Recomenda-se monitorização dos pacientes, especialmente idosos, que apresentam as seguintes condições:
Tumores – Carcinoma mamário, hipernefroma, carcinoma bronquial e metástases ósseas. Nesses pacientes, a hipercalcemia pode se desenvolver espontaneamente e também durante o tratamento com esteroide anabólico. Essa última pode ser indicativa de uma resposta tumoral positiva ao tratamento hormonal. No entanto, a hipercalcemia deve, primeiramente, ser tratada apropriadamente e depois da restauração aos níveis normais de cálcio, o tratamento hormonal pode ser retomado.
Condições pré-existentes – Em pacientes com insuficiência cardíaca manifesta ou latente, insuficiência ou doença renal ou hepática, os esteroides anabólicos podem, ocasionalmente, causar complicações caracterizadas por edema com ou sem insuficiência cardíaca congestiva. Nesses casos o tratamento deverá ser interrompido imediatamente.
Pacientes que tiveram infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, renal ou hepática, hipertensão, epilepsia ou enxaqueca devem ser monitorados devido ao risco de deterioração ou reincidência da doença. Nesses casos, o tratamento deve ser interrompido imediatamente.
Diabetes mellitus – DECA-DURABOLIN® pode melhorar a tolerância à glicose em pacientes diabéticos.
Terapia anticoagulante – DECA-DURABOLIN® pode aumentar a ação anticoagulante de agentes cumarínicos.

Reações adversas:
Caso haja ocorrência de reações adversas associadas ao uso de esteroides anabólicos, o tratamento com DECA-DURABOLIN® deverá ser descontinuado e, reinstituído com doses mais baixas após resolução das queixas.

Virilização:
Os pacientes devem ser informados sobre a potencial ocorrência de sinais de virilização. Cantores e mulheres que trabalham com a fala devem ser informados sobre o risco de engrossamento da voz. Caso haja virilização, deverão ser avaliados os riscos e benefícios novamente consultando-se o paciente.

Uso inapropriado nos esportes:
Os pacientes que participam de competições regidas pela Agência Mundial Antidoping (WADA) deverão consultar o código WADA antes de usar este produto, uma vez que DECA-DURABOLIN® pode interferir no teste antidoping. O uso indevido de esteroides anabolizantes para aumentar a capacidade nos esportes traz sérios riscos à saúde e deve ser desencorajado.
Este medicamento pode causar doping.

População pediátrica:
Em crianças pré-púberes, o crescimento estatural e desenvolvimento sexual devem ser monitorados uma vez que os esteroides anabólicos em altas doses podem acelerar o fechamento das epífises e a maturação sexual.

Excipientes:
DECA-DURABOLIN® contém óleo de amendoim e não deve ser administrado a pacientes alérgicos ao amendoim. Devido a uma possível relação entre a alergia ao amendoim e à soja, deve-se evitar a administração de DECA-DURABOLIN® em pacientes alérgicos à soja (ver “4. CONTRAINDICAÇÕES”).
DECA-DURABOLIN® contém 100 mg de álcool benzílico por mL de solução e não deve ser administrado a bebês prematuros ou neonatos. O álcool benzílico pode ser tóxico e causar reações anafiláticas em bebês e crianças abaixo de 3 anos de idade.

Fertilidade:
Em homens, o tratamento com DECA-DURABOLIN® pode levar a desordens de fertilidade por repressão da formação de esperma. Em mulheres, o tratamento com DECA-DURABOLIN® pode levar a ciclos menstruais reprimidos ou infrequentes (ver “9. REAÇÕES ADVERSAS”).

Efeitos sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas
O conhecimento atual é de que o uso de DECA-DURABOLIN® não influencia a habilidade de dirigir e operar máquinas.