Resultados de eficácia dermatop

DERMATOP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DERMATOP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DERMATOP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ADULTOS:
Prednicarbato é útil no tratamento da psoríase vulgar. Em um estudo, pacientes com doença moderada a grave receberam Prednicarbato 0,25% pomada (n = 28) ou Desoximetasona 0,25% pomada (n = 29) duas vezes ao dia por 21 dias. Observou-se redução comparavel nos sintomas de eritema, descamação, liquenificação, e prurido com ambos os tratamentos durante o período de 3 semanas. No final do estudo, 78,6% dos pacientes no grupo Prednicarbato tiveram remissão completa ou melhora importante, contra 89,7% que receberam Desoximetasona, no entanto, esta diferença não foi estatisticamente significativa. (Bjerke et al, 1990).
Em uma meta-análise de 17 estudos clínicos randomizados, duplo cegos, de Prednicarbato versus Fluocortina butil no tratamento de dermatoses inflamatórias, Prednicarbato foi eficaz em 85,8% dos pacientes e Fluocortina butil foi eficaz em 69,7% dos pacientes, não sendo esta diferença estatisticamente significante. A incidência de eventos adversos foi maior para a Fluocortina butil (4,9%) em comparação com Prednicarbato (3,5%). (De Tiedra et al, 1997).

PEDIÁTRICOS:
Prednicarbato 0,1% creme emoliente foi seguro e eficaz para o tratamento da dermatite atópica em pacientes pediátricos. Em um estudo aberto, 59 pacientes com idade entre 2 meses a 12 anos, com dermatite atópica, com duração da doença que variou de 2 a 132 meses, lesões em 20% da superfície corporal, foram tratados com creme emoliente Prednicarbato 0,1% duas vezes ao dia durante 3 semanas. Setenta e oito por cento dos pacientes apresentou melhora completa ou excelente da doença na conclusão do estudo. Áreas exibindo escoriações e prurido apresentaram melhor resposta. Não foram observados eventos adversos resultantes da interrupção do tratamento, e o eixo hipotálamo- hipófise-supra-renal não foi afetado pelo tratamento. (Moshang, 2001).

Efeitos sistêmicos
O efeito extremamente fraco do prednicarbato na síntese do colágeno e no crescimento dos fibroblastos na pele de seres humanos é refletido no seu baixo potencial de causar atrofia. Não foi observada a supressão na síntese endógena do cortisol por prednicarbato após a sua aplicação em áreas extensas de pele danificada (psoríase e dermatite atópica).