Portal

ADVERTÊNCIAS DESONIDA

Interrupção do Tratamento - se houver desenvolvimento de irritação local, o uso de desonida deve ser gradualmente descontinuado e a terapia apropriada deverá ser instituída. Na presença de infecção, um agente adequado antimicótico ou antibacteriano deverá ser usado. Se não houver resposta favorável, a desonida deverá ser descontinuada até que a infecção tenha sido controlada apropriadamente. Se áreas extensas forem 000206349b.p65 1 07/04/11, 12:09 tratadas, haverá uma absorção sistêmica aumentada do corticosteroide e deverão ser tomadas precauções adequadas, particularmente em crianças.
Gravidez - apesar de não haver evidência de efeitos colaterais sobre a gravidez, a segurança do uso de corticosteroides tópicos nesse período ainda não foi estabelecida de modo definitivo. Amamentação - não se sabe se os corticosteroides tópicos são excretados no leite ou que tenham causado problemas em lactentes quando usados corretamente. Entretanto, não se deve aplicar o medicamento nos seios pouco antes de amamentar.
Pediatria - devido à maior relação superfície da pele/peso corpóreo, crianças podem demonstrar maior susceptibilidade à supressão do eixo HHA e Síndrome de Cushing induzidas por corticosteroides tópicos do que os pacientes adultos. Foram relatados casos de supressão adrenal e retardamento do crescimento em crianças, produzidos pela absorção sistêmica de corticosteroides tópicos. Deve-se ter especial cuidado, sobretudo quando são tratadas áreas extensas ou utilizados curativos oclusivos.
Geriatria - ao usar este medicamento, pessoas idosas não apresentaram efeitos adversos diferentes dos problemas relatados em adultos jovens.
Problemas Médicos - a relação riscobenefício deve ser avaliada no caso de tratamento prolongado em pacientes com Diabetes mellitus ou com Tuberculose.