Bula para paciente dinaflex

DINAFLEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DINAFLEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DINAFLEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO DO MEDICAMENTO
DINAFLEX® é um medicamento cuja ação principal se faz sobre a cartilagem que reveste as articulações por meio de ação retardadora do processo degenerativo, trazendo como conseqüência indireta a diminuição da dor e da limitação dos movimentos comuns a enfermidades que acometem a cartilagem.1
INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO
DINAFLEX® é indicado no tratamento de artrose ou osteoartrite primária e secundária e suas manifestações.
RISCOS DO MEDICAMENTO
Contra-indicações
DINAFLEX® é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade à glicosamina ou a qualquer outro componente da fórmula. Também não deve ser utilizado durante a gravidez, lactação ou em casos de fenilcetonúria. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, durante o tratamento com DINAFLEX®.
Este medicamento está indicado somente para uso adulto.
Advertências e Precauções
Recomenda-se cautela quanto ao uso de DINAFLEX® em pacientes com sintomas indicativos de distúrbios gastrintestinais, história de úlcera gástrica ou intestinal, diabetes mellitus, bem como em portadores de insuficiência renal, hepática ou cardíaca.
Se ocorrer eventualmente ulceração péptica ou sangramento gastrintestinal em pacientes sob tratamento, a medicação deverá ser suspensa imediatamente pelo médico.
Gravidez e lactação: Não há dados com relação ao uso de DINAFLEX® na gravidez e lactação humana, portanto, seu uso não é recomendado nestes casos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Interações medicamentosas
A administração oral de sulfato de glicosamina pode favorecer a absorção gastrintestinal de tetraciclinas e reduzir a de penicilina e cloranfenicol. Não existe limitação para administração simultânea de analgésicos ou antiinflamatórios esteróides e não esteróides.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
MODO DE USO
Consumir 1 sachê por dia antes das refeições ou segundo indicação médica. Dispensar o conteúdo do sachê em um copo com água. Aguardar entre 2 a 5 minutos, mexer a solução com o auxílio de uma colher e consumir.
A duração do tratamento fica a critério do médico. Caso haja esquecimento na tomada da dose diária, continuar o tratamento no dia seguinte, e tomar apenas o conteúdo de um sachê por dia.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
REAÇÕES ADVERSAS
Os efeitos colaterais mais comuns são de origem gastrintestinal, de intensidade leve a moderada, consistindo em desconforto gástrico, diarréia, náusea, prurido e cefaléia.
Reações hematológicas: não foram observadas alterações clínicas significativas durante os estudos.
Testes laboratoriais: não se observaram diferenças significativas nos valores médios nem nos dados individuais das provas laboratoriais e constantes vitais.
CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE
Não é conhecido antídoto específico para glicosamina. Em caso de superdosagem recomendam-se as medidas de suporte clínico.
CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO
Conservar o produto em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C). Proteger da luz, umidade e calor excessivo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.