Características farmacológicas drenalin

DRENALIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DRENALIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DRENALIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O Epifrin é indicado como adjuvante para anestesia local e noauxílio cirúrgico como anti-hemorrágico, descongestionante, midriátrico e como anti-hemorrágico local. É também indicado no tratamento de reações anafiláticas e pode ser usado no controle do broncoespasmo durante a anestesia.
A epinefrina é prontamente destruída por agentes alcalinizantes e oxidantes, como por exemplo, oxigênio, cloro, bromo, iodo, permanganatos, cromatos, nitratos e sais que facilmente reduzam metais, especialmente o ferro.

Mecanismo de Ação
Adjuvante na Anestesia Local:
A epinefrina atua nos receptores alfa-adrenérgicos da pele, membranas mucosas e vísceras, produzindo vasoconstrição. Esta ação diminui a velocidade da absorção vascular do anestésico local quando usado com epinefrina. Ligado a essa atuação da epinefrina, a anestesia local tem a duração de ação prolongada, diminuindo o risco de toxicidade do anestésico.

Auxílio Cirúrgico (anti-hemorrágico, descongestionante, midriátrico):
A epinefrina atua nos receptores alfa-adrenérgicos da conjuntiva produzindo vasoconstrição e hemostasia de pequenos vasos, como também a diminuição da congestão conjuntival.
A epinefrina contrai o músculo dilatador da pupilapela ação nos receptores alfa-adrenérgicos, resultando na dilatação da pupila (midríase).

Anti-hemorrárico (tópico):
A epinefrina atua nos receptores alfa-adrenérgicos da pele, membranas mucosas e vísceras produzindo vasoconstrição e hemostasia de pequenos vasos.

Farmacocinética:
A epinefrina é bem absorvida tanto pela via intramuscular como pela via subcutânea. É metabolizada no fígado, nervos terminais simpáticos e outros tecidos.
O início da ação é variável pela via intramuscular e pela via subcutânea, a ação inicia após 6 a 15 mi nutos da administração.
O tempo para atingir o efeito de pico é de 0,3 horas após administração subcutânea. A duração da ação da epinefrina quando administrada por via intramuscular ou subcutânea é menor do que 1 a 4 horas. Pequenas quantidades da droga são excretadas inalteradas por via renal.