Resultados de eficácia drenalin

DRENALIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DRENALIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DRENALIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Para definir o volume de injeção ideal de adrenalin a com alta eficácia para a hemostasia e baixa taxade complicações em pacientes com úlceras hemorrágicas ativamente, foi realizado estudo comparativo prospectivo e randomizado, com um total de 228 pacientes com úlceras hemorrágicas ativas, os quais foram divididos aleatoriamente em três grupos de injeções endoscópicas de 20, 30 e 40 mL de uma solução de adrenalina 1:10000. Os efeitos hemostáticos e os resultados clínicos foram comparados entre os três grupos. Não houve diferenças significativas em todas as variáveis de base entre os três grupos. A hemostasia inicial foi obtida em 97,4%, 98,7% e 100% dos pacientes, respectivamente, nos grupos de epinefrina de 20, 30 e 40 mL. Não houve diferenças significativas na taxa de hemostasia inicial entre os três grupos. A taxa de perfuração de úlcera péptica foi significativamente maior no grupo de epinefrina 40 mL do que nos grupos de 20 e 30 mL (P <0,05). A taxa de recidiva de sangramento foi significativamente mais elevada no grupo que recebeu 20 mL (20,3%) do que no 30 mL (5,3%) e 40 mL (2,8%) de epinefrina grupos (P <0,01). Não houve diferenças significativas nas taxas de intervenção cirúrgica, na necessidade de transfusão, nos dias de internação, nas mortes por hemorragia e mortalidade entre os três grupos. O número de doentes que desenvolveram dor epigástrica devido à injecção endoscópica foi significativamente mais elevado no grupo de epinefrina 40 ml (51/76) do que nos anos 20 (2/76) e 30 ml (5/76) grupos de epinefrina (P <0,001). Elevação significativa da pressão arterial sistólica após a injeção endoscópica foi observada no grupo de 40 mL de epinefrina (P <0,01). Significativa na diminuição e normalização da pulsação após injeções endoscópicas foram observadas nos grupos de 20 mL e 30 mL de epinefrina (P <0,01). A injeção de 30 Ml de adrenalina diluída (1:10000) pode efetivamente prevenir o sangramento recorrente, com um baixo índice de complicações. O volume de injeção ideal de adrenalina para tratamento endoscópico de úlcera com hemorragia ativa é de 30 mL.
Liou TC1, Lin SC, Wang HY, Chang WH. Optimal injection volume of epinephrine for endoscopic treatment of peptic ulcerbleeding. World J Gastroenterol. 2006 May 21;12(19):3108-13.
A adição de epinefrina aumenta a qualidade do bloqueio sensorial durante a anestesia epidural com lidocaína. Foi estudado este efeito em 20 pacientes
ASA I que seriam submetidos à anestesia peridural, que foram randomizados para receber 10 mL de lidocaína 1% com (grupo E) e sem (grupo P)
epinefrina 1:200.000. Não foram observadas diferenças nos níveis máximos de sensações de perda de frio, picada de agulha e de toque entre os dois grupos. Foi sugerido que a anestesia epidural utilizando 10 mL de lidocaína 1% com epinefrina produz um bloqueio mais intenso tanto na fibras nervosas sensitivas de maior diâmetro quanto nas de menor diâmetro, do que a lidocaína isolada.
Sakura S, Sumi M, Morimoto N, Saito Y. The addition of epinephrine increases intensity of sensory block during epidural anestesia with lidocaine.
Regional Anesthesia and pain Medicine 1999; 24 (6): 541-6.