Características farmacológicas ephynal

EPHYNAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EPHYNAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EPHYNAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



▪ Propriedades Farmacodinâmicas
O tocoferol age principalmente como um antioxidante fisiológico das estruturas lipídicas e como um estabilizador das membranas celulares, atuando assim como um adjuvante no tratamento de vários sinais clínicos associados à susceptibilidade oxidativa dos tecidos.

▪ Propriedades Farmacocinéticas
Já estão bem caracterizados e resumidos a absorção e o transporte do tocoferol.
A absorção do lúmen intestinal é dependente das secreções biliares e pancreáticas, da formação de micelas, da captação pelos enterócitos e da secreção dos quilomícrons. Após ingestão, estima-se que a absorção da vitamina E seja de 51 – 86%, mensurada pela excreção fecal.
Após a captação dos quilomícrons remanescentes pelo fígado, contendo o tocoferol recém absorvido, o tocoferol é excretado pelo fígado nas lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL).
O tocoferol está presente na maioria dos tecidos e não se armazena em nenhum local específico, ficando a maior parte no tecido adiposo e no tecido muscular. O tocoferol é pouco metabolizado. Por sua absorção intestinal relativamente baixa, a principal via de eliminação é a fecal. Aproximadamente 1% do tocoferol administrado por via oral é excretado na urina.
Os principais metabólitos urinários são 2, 5, 7, 8 – tetrametil – 2 (2 – carboxietil) – 6 – hidroxicroman (α- CEHC).

▪ Dados de segurança pré-clínica
Não foram realizados estudos específicos com este medicamento, pois o perfil de segurança da vitamina E em animais é bem conhecido. A DL 50 do tocoferol oral em camundongos, ratos e coelhos é maior que 2000 mg/kg.