Advertências esclerovitan plus

ESCLEROVITAN PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESCLEROVITAN PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESCLEROVITAN PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Se durante o tratamento de mulheres na fase fértil da vida a menstruação não surgir, o uso de Esclerovitan® PL deverá ser imediatamente descontinuado. Usar com cuidado em pacientes com insuficiência renal crônica. Mulheres em uso de anticoncepcionais devem utilizar doses menores de Esclerovitan® PL, uma vez que esses agentes aumentam o nível sanguíneo de vitamina A. Medicamentos contendo vitamina B6 não devem ser administrados a pacientes parkinsonianos em uso de levodopa isolada. A vitamina B6 pode inibir a lactação por supressão da prolactina. Devido às vitaminas sofrerem metabolização hepática e serem excretadas na urina, o uso do medicamento em pacientes com insuficiência hepática e insuficiência renal deve ser cauteloso e avaliado pelo médico assistente. Existem relatos que a vitamina E aumenta a tendência para sangramento em pacientes com deficiência de vitamina K ou naqueles que fazem uso de tratamentos anticoagulantes. Assim, recomenda-se monitorar o tempo de protrombina e da razão normalizada internacional (RNI) a fim de detectar quaisquer alterações na hemostase. Pode ser necessário um ajuste da dose do anticoagulante durante e após o tratamento com vitamina E (ver “Interações medicamentosas”).

Gravidez e lactação
O uso de Esclerovitan® PL é contraindicado durante a gravidez. Existem relatos de teratogenicidade e embriotoxicidade quando do uso de vitamina A, em doses superiores a 10.000UI/dia, durante a gestação. A Vitamina B6 pode inibir a lactação por supressão da prolactina. Portanto, é aconselhável não utilizar Esclerovitan® PL durante a amamentação.

Categoria de risco X. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Efeitos sobre a direção de veículos e operação de máquinas
Não conhecidos. Uma vez que Esclerovitan® PL é um suplemento vitamínico, seu uso não deve interferir com a direção de veículos ou operação de máquinas.