Portal

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ESMERON

Foi demonstrado que os fármacos descritos a seguir influenciam a magnitude e/ou a duração da ação de agentes bloqueadores neuromusculares não despolarizantes.

Efeitos de outros fármacos sobre ESMERON®
Aumento do efeito
-Anestésicos voláteis halogenados potencializam o bloqueio neuromuscular de ESMERON®. O efeito torna-se aparente somente com a dose de manutenção (ver item “8. POSOLOGIA E MODO DE USAR”). A reversão do bloqueio com inibidores da acetilcolinesterase também pode ser inibida.
-Após a intubação com suxametônio (ver item “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES”).
-O uso concomitante prolongado de corticosteroides e ESMERON® na UTI pode resultar em bloqueio neuromuscular prolongado ou miopatia (ver itens “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES” e “9. REAÇÕES ADVERSAS”).
Outros fármacos:
-Antibióticos: aminoglicosídeos, lincosamida, antibióticos polipeptídeos, acilaminopenicilínicos;
-Diuréticos, quinidina e seus isômeros quinina, sais de magnésio, agentes bloqueadores do canal de cálcio, sais de lítio, anestésicos locais (lidocaína intravenosa, bupivacaína epidural) eadministração aguda de fenitoína ou agentes β-bloqueadores.
A paralisia residual tem sido relatada após a administração pós-operatória de: aminoglicosídeos, lincosamina, antibióticos polipeptídeos e acilaminopenicilínicos, quinidina, quinina e sais de magnésio (ver item “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES”).

Diminuição do efeito
-Administração prévia crônica de fenitoína ou carbamazepina.
-Inibidores da protease (gabexato, ulinastatina).

Efeito variável
- A administração de outros agentes bloqueadores neuromusculares não despolarizantes em combinação com ESMERON® pode produzir atenuação ou potencialização do bloqueio neuromuscular, dependendo da ordem da administração e do agente bloqueador neuromuscular utilizado.
- O suxametônio administrado após a administração de ESMERON® pode produzir potencialização ou atenuação do efeito bloqueador neuromuscular de ESMERON®.

Efeito de ESMERON® sobre outros fármacos
O uso de ESMERON® combinado com lidocaína pode resultar em um início de ação mais rápido desta.

Pacientes pediátricos
Não foram realizados estudos formais sobre interações. As interações mencionadas anteriormente para pacientes adultos e suas advertências e precauções especiais de uso (ver item “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES”) também devem ser levadas em consideração para pacientes pediátricos.