Características farmacológicas estomazil

ESTOMAZIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESTOMAZIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESTOMAZIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em face a sua alta solubilidade, o bicarbonato de sódio tem eficácia imediata no estômago, sendo rapidamente absorvido por via oral, entrando na corrente sanguínea sob a forma de íons bicarbonato e sódio.
A neutralização do ácido clorídrico no estômago é rápida, formando cloreto de sódio, dióxido de carbono e água. O bicarbonato de sódio, que não é metabolizado, é filtrado e reabsorvido pelos rins, enquanto o excesso de íons bicarbonato é absorvido pelo intestino delgado.
Ação química: 1g de bicarbonato de sódio (NaHCO3) neutraliza 130 mL de HCl 0,1N.
O ácido cítrico reage com os componentes da fórmula ao serem dissolvidos na água, formando cerca de 2,9 g de citrato de sódio.
O citrato de sódio formado possui propriedades diurética, alcalinizante e laxativa suave, e a solução aquosa levemente alcalina (pH 8,0-8,5), com a presença do gás carbônico formado na reação, praticamente neutraliza esta pequena alcalinidade.
Como alcalinizante, o citrato de sódio apresenta vantagem em relação a outras substâncias, pois ao reagir com o ácido clorídrico do suco gástrico, forma cloreto de sódio e ácido cítrico, um ácido fraco que não provoca o efeito B rebote, isto é, uma alcalinização excessiva com o estímulo fisiológico da liberação do ácido clorídrico do suco gástrico.
O citrato de sódio, quando administrado por via ora l, é oxidado nos tecidos e parcialmente excretado como dióxido de carbono; aumenta a reserva alcalina e to rna o sangue e a urina mais alcalinos, proporcionando um efeito semelhante ao do bicarbonato de sódio, sem sua ação neutralizante da secreção gástrica. Como o citrato de sódio é absorvido mais facilmente que o tartarato de sódio, sua ação laxativa é menos nítida.
Por outro lado, o bicarbonato de sódio neutraliza o ácido do estômago com a produção de dióxido de carbono.
Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento.