Resultados de eficácia estomazil

ESTOMAZIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESTOMAZIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESTOMAZIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Foram incluídos em um estudo aleatorizado duplo-cego, controlado com placebo, 97 pacientes com queixas dispépticas, dos quais 48 receberam o medicamento em teste (ESTOMAZIL® ) e 49 o medicamento eleito para comparação. Para seis pacientes em cada um dos grupos não foram disponibilizados dados pós-tratamento.

 

Número de
Voluntários

Média Desvio Padrão p-valor
Concorrente 49 4,10 3,01 0,39899
Estomazil® 48 4,25 2,66

 


Pôde-se afirmar que não existe diferença, com 95% d e significância, entre as médias da diferença entre antes e depois do medicamento concorrente com a média da diferença entre antes e depois do medicamento ESTOMAZIL® (p-valor>0,05). 1

Maton e colaboradores realizaram uma revisão abrangente de antiácidos, concluindo que o uso de combinações efervescentes é seguro e efetivo, particularmente considerando o seu uso generalizado. 2

Nesta revisão, realizada por Mafra e colaboradores, observou-se que na insuficiência renal crônica, devido à incapacidade dos rins em manter o balanço acidobásico, ocorre acidose metabólica e que esta acidemia promove ativação da via proteolítica proteossoma ubiquitina dependente de ATP, levando à oxidação de aminoácidos e ao catabolismo proteico, podendo haver repercussões no estado nutricional destes pacientes, sendo que a desnutrição é um fato bem documentado em pacientes hemodialisados. Alguns trabalhos têm mostrado que a suplementação com bicarbonato de sódio para estes pacientes acidóticos melhora a ácidos e consequentemente, reduz o catabolismo proteico, atenuando assim a desnutrição nestes pacientes. Sendo, portanto uma conduta promissora para o tratamento da acidose metabólica nos pacientes com IRC (Insuficiência Renal Crônica). 3

Referências bibliográficas:
1.Pedrazolli Jr J. Estudo de eficácia clínica do Estomazil® envelope produzido pela DM Indústria Farmacêutica Ltda. em pacientes dispépticos de ambos os sexos. Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia da Universidade São Francisco, Bragança Paulista/SP, 2005.

2.Maton PN, Burton ME. Antacids revisited: a review of their clinical pharmacology and recommended therapeutic use. Drugs. 1999;57(6):855-70.

3.Mafra D, Burini RC. Efeitos da correção da acidose metabólica com bicarbonato de sódio sobre o catabolismo proteico na insuficiência renal crônica Rev Nutr. 2001;14(1): 53-9.