Advertências eutropin

EUTROPIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EUTROPIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EUTROPIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



EUTROPIN® deve ser cuidadosamente administrado nos seguintes casos:
•Lesões intracranianas têm que ser inativas e a terapia anti-tumor completa para se instituir a terapia hormonal.
Pacientes com deficiência de hormônio de crescimento secundário, por lesão intracraniana, devem ser examinados, frequentemente, em função de progressão ou reaparecimento do processo da doença. Deve-se suspender o tratamento se houver qualquer evidência de crescimento de tumor.
•Quando a deficiência do hormônio for secundária à doença maligna intracraniana, deve-se examinar periodicamente a possibilidade de sua recidiva.
•Visto que o não tratamento do hipertireoidismo pode interferir no efeito do EUTROPIN, os pacientes devem realizar periodicamente testes da funcionalidade da tireoide e tratá-la com o hormônio da tireoide, quando indicado. Eventualmente pode ocorrer hipotireoidismo durante o tratamento com hormônio de crescimento o que torna necessário, da mesma forma, a realização de testes de função tireoidiana, quando houver sintomas que levem a essa suspeita.
•Devido ao estado de resistência à insulina criado, que pode ser induzido pelo hormônio de crescimento humano, testes regulares de urina para evidenciar intolerância da glicose/ ou glicosúria devem ser realizados em todos os pacientes.
•A terapia de glicocorticoide concomitante pode inibir o efeito do crescimento promovido pelo medicamento.
Pacientes com deficiência de ACTH coexistente devem administrar, cuidadosamente, repetidas doses de glicocorticoides de forma a evitar o efeito inibidor do crescimento.
•O EUTROPIN® deve ser administrado com cautela em pacientes com não-dependência de insulina de Diabetes mellitus, por causa da ação diabetogênica do hormônio do crescimento, que inclui a indução de hipoglicemia e cetose.
•Em função de eventual formação de anticorpos para o hormônio de crescimento humano, que pode ocorrer no caso de um tratamento longo, antibióticos de hormônio de crescimento devem ser prescritos periodicamente.
•O medicamento deve ser administrado com cautela em pacientes com doença cardíaca ou renal. Um edema brando e passageiro pode ser desenvolvido.

Gravidez
O uso seguro em humanos durante o período de gravidez tem sido comprovado.
Portanto, EUTROPIN® não deve ser utilizado em mulheres grávidas.

Gravidez: Risco categoria C
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Uso em idosos e outros grupos de risco
No momento não se tem experiência com o uso do hormônio de crescimento em idosos, porém estes podem ser mais sensíveis à ação do medicamento e podem estar mais propensos ao desenvolvimento de reações adversas.

Este medicamento pode causar doping.