Posologia de evotaxel

EVOTAXEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EVOTAXEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EVOTAXEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Todos os pacientes devem ser pré-medicados antes da administração de EVOTAXEL ® (paclitaxel semissintético) para reduzir o risco da ocorrência de reações graves de hipersensibilidade. Esta pré-medicação pode corresponder a 20 mg por via oral de dexametasona (ou equivalente), utilizados aproximadamente 12 e 6 horas antes da administração do paclitaxel ou 20 mg por via intravenosa aproximadamente 30 a 60 minutos antes de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético); 50 mg de difenidramina(ou seu equivalente) por via intravenosa 30 a 60 minutos antes de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) e cimetidina (300 mg) ou ranitidina (50 mg) por via intravenosa 30 a 60 minutos antes de EVOTAXEL (paclitaxel semissintético) .
Ciclos repetidos de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) não devem ser administrados a pacientes com tumores sólidos até que a contagem de neutrófilos seja de, pelo menos, 1500 células/mm³ e a de plaquetas, 100.000 células/mm³ (<1000 células/mm3 para pacientes com Sarcoma de Kaposi). Pacientes que tiveram neutropenia grave (menor que 500 células/mm³) ou neuropatia periférica grave devem ser submetidos a doses reduzidas em 20% nos ciclos subsequentes. A incidência de neurotoxicidade e a gravidade da neutropenia aumentam com a dose dentro de um regime.
Nota: Não se recomenda o contato do concentrado não-diluído com materiais ou dispositivos de plástico PVC cloreto (de polivinila) usados no preparo das soluções para infusão. Para minimizar a exposição do paciente ao plastificante DEHP (di-(2-etilexi l)ftalato), que pode se desprender das paredes das bolsas de infusão ou dos materiais de PVC utilizado s, as soluções diluídas de paclitaxel devem ser mantidas em frascos (de vidro ou polipropileno) ou em bolsas plásticas (de polipropileno ou poliolefina) e administradas através de materiais de polietileno (vide 8. POSOLOGIA E MODO DE USAR – Preparação para Administração Intravenosa ).

Posologia
– Carcinoma de Ovário
Terapia combinada: Para pacientes que não receberam tratamento anterior, o regime posológico recomenda do a cada 3 semanas é a administração intravenosa de 175 mg/m2 de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) por 3 horas, seguida pela administração de um composto de platina. Alternativamente, um regime mais mielo depressivo de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) pode também ser a administração intravenosa de uma dose de 135 mg/m2 por 24 horas, seguida por um composto de platina, a cada 3 semanas.
Monoterapia: Em pacientes anteriormente tratadas com quimioterapia, o esquema recomendado corresponde a 175 mg/m2 de paclitaxel administrados intravenosamente por 3 horas, a cada 3 semanas.

– Câncer de Mama
Terapia adjuvante: 175 mg/m2 de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) administrados intravenosamente por 3 horas, a cada 3 semanas por 4 ciclos em sequência à terapia-padrão combinada.
Monoterapia, terapia de primeira linha após recidiva dentro de um período de 6 meses da terapia adjuvante: 175 mg/m2 de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) administrados intravenosamente por3 horas, a cada 3 semanas. Terapia de primeira linha em câncer avançado ou metastático de mama: em combinação com trastuzumabe, a dose recomendada de EVOTAXEL (paclitaxel semissintético) é 175 mg/m administrados intravenosamente por um período de 3 horas, com um intervalo de três semanas entre os ciclos. A infusão de EVOTAXEL ® (paclitaxel semissintético) deve ser iniciada no dia seguinte da primeira dose de trastuzumabe ou imediatamente após as doses subsequentes de trastuzumabe, caso a dose precedente de trastuzumabe tenha sido bem tolerada. Monoterapia, terapia de segunda linha após falha da quimioterapia combinada para doença metastática: 175 mg/m de EVOTAXEL (paclitaxel semissintético) administrados intravenosamente por 3 horas, a cada 3 semanas.

– Câncer de Não-Pequenas Células de Pulmão
Terapia combinada: Para pacientes não tratados anteriormente, a dose recomendada com 3 semanas de intervalo entre os ciclos é de 175 mg/m de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) administrados intravenosamente por 3 horas, seguida por um composto de platina.
Alternativamente, um regime mais mielodepressivo de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) pode ser a administração intravenosa de 135 mg/m2por 24 horas, seguida por um composto de platina, com intervalo de 3 semanas entre os ciclos.
Monoterapia: EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) 175 – 225 mg/m2 administrado intravenosamente por 3 horas, a cada 3semanas.

– Sarcoma de Kaposi Relacionado à AIDS
Terapia de segunda linha: A dose de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) recomendada é de 135 mg/m2 administrados intravenosamente por 3 horas, com intervalos de 3 semanas entre os ciclos, ou 100 mg/m2 administrados intravenosamente por 3 horas, com intervalos de 2 semanas entre os ciclos (intensidade da dose 45 – 50 mg/m 2/semana).
Com base na imunodepressão observada em pacientes c om doença avançada pelo HIV, as seguintes modificações são recomendadas nestes pacientes:
1.A dose de dexametasona, uma das três drogas da pré-medicação, deve ser reduzida para 10 mg por via oral.
2.O tratamento com EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) só poderá ser iniciado ou repetido se a contagem de neutrófilos for de, no mínimo, 1.000 células/mm³.
3.A dose de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) nos ciclos subsequentes deve ser reduzida em 20% para os pacientes com neutropenia grave (< 500células/mm³ durante 1 semana ou mais).
4.Concomitantemente, o fator de crescimento hematopoiético (G-CSF) deve ser iniciado conforme indicado clinicamente.
EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) também pode ser administrado em uma dose de 80 mg/m2 semanalmente para tratamento de câncer de ovário, câncer de mama e sarcoma de Kaposi, como terapia de segunda linha, levando-se sempre em conta que todos os pacientes devem ser pré-medicados antes da administração de EVOTAXEL ® (paclitaxel semissintético). Esta posologia parece estar associada a uma menor mielotoxicidade com eficácia terapêutica similar à administração a cada 21 dias.

Insuficiência Hepática
Pacientes com insuficiência hepática podem apresentar risco de toxicidade aumentado, particularmente mielossupressão graus III-IV. O ajuste de dose é recomendado. Os pacientes devem ser bem monitorados quanto ao desenvolvimento de mielossupressão profunda.

Precauções Quanto à Preparação e à Administração
O paclitaxel é uma droga citotóxica antineoplásicae, portanto deve ser manuseado com cuidado. O uso de luvas é recomendado. Se a solução de EVOTAXEL®(paclitaxel semissintético) entrar em contato com a pele, lavá-la com água e sabão imediata e completamente. Se houver contato de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) com membranas mucosas, deve-se enxaguá-las bem com água. Após exposição tópica, os eventos incluíram formigamento, queimação e rubor. Em casos de inalação, foram relatadas dispneia, dor torácica, irritação nos olhos, dor de garganta e náuseas. Dada a possibilidade de extravasamento, é aconselhável monitorar cautelosamente o local da infusão quanto a possível infiltração durante a administração da droga (vide 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES – Reação no Local da Injeção ).
EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) deve ser administrado através de um filtro com membrana microporosa de não mais que 0,22 mícron. O uso de filtros que incorporem tubos curtos revestidos de PVC por dentro e por fora não resulta em liberação significativa de DEHP.

Condições de manuseio e dispensação
Procedimentos para manuseio e descarte adequado de drogas antineoplásicas devem ser considerados.
Para minimizar o risco de exposição dérmica, sempre use luvas impermeáveis quando estiver manuseando frascos contendo EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético). Isto inclui todas as atividades de manuseio em situações clínicas, farmácias, depósitos e serviço domiciliar, incluindo durante a abertura da embalagem e inspeção, transporte dentro de uma instalação e preparação e administração da dose.

Risco de uso por via não recomendada
Para segurança e eficácia desta apresentação, o paclitaxel não deve ser administrado por vias não recomendadas. A administração deve ser somente pela via intravenosa.

Preparação para Administração Intravenosa
EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) deve ser diluído antes da infusão até o volume final de 100 a 25 mL (frasco-ampola de 5mL), 333 a 83,3 mL (frasco-ampola de 16,7 mL), 500 a 125 mL (frasco-ampola de 25 mL) e 1000 a 250 mL (frasco-ampola de 50 mL), atingindo uma concentração final de 0,3 a 1,2 mg/mL.
EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético) deve ser diluído em uma das seguintes soluções: solução injetável de cloreto de sódio a 0,9%, solução glicosada a 5%, solução meio glicosada a 5% meio fisiológica, ou em solução glicosada a 5% em solução de Ringer.
Na preparação, as soluções podem mostrar turbidez, atribuída ao veículo da formulação. Não foram observadas perdas significativas de potência após liberação da solução através de dispositivos de administração intravenosa contendo um filtro de 0,22 mícron. As soluções de EVOTAXEL ® (paclitaxel semissintético) devem ser preparadas e mantidas em frascos de vidro, polipropileno ou poliolefina. Devem ser utilizados dispositivos de administração que não contenham PVC, como os feitos de polietilen o (vide NOTA). As soluções para infusão, se prepara das como recomendado, são estáveis físico e quimicamente por até 48 horas em temperatura ambiente (aproximadamente 25°C) a uma concentração de 0,3 mg/ml, sem proteção da luz. As soluções diluídas não devem ser refrigeradas. Foram raros os relatos de precipitação com períodos de infusão mais longos do que as 3 horas recomendadas.
Agitação excessiva, vibração ou sacudidas podem induzir à precipitação e devem ser evitadas. O equipamento de infusão deve ser completamente lavado com o diluente compatível antes do uso.
Dispositivos com pontas afiadas não devem ser utilizados com os frascos de EVOTAXEL® (paclitaxel semissintético), pois podem causar o rompimento da tampa, resultando na perda da integridade estéril da solução.