Bula para paciente farlutal

FARLUTAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FARLUTAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FARLUTAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farlutal® (acetato de medroxiprogesterona) é indicado para terapia hormonal na menopausa, como complemento à terapia estrogênica; amenorréia secundária; tratamento de hemorragia uterina disfuncional devido ao desequilíbrio hormonal na ausência de patologia orgânica, tais como mioma ou carcinoma uterino. O início de ação do medicamento ocorre aproximadamente quarenta minutos após a administração.
Farlutal® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade.
O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pode ser perigoso para sua saúde.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
O acetato de medroxiprogesterona e seus metabólitos são excretados no leite materno. Não há evidência sugerindo que esse fato determine qualquer dano ao lactente.
Informe ao seu médico se estiver amamentando.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Farlutal® pode interagir com outros medicamentos, como bromocriptina e a aminoglutetimida.
É muito importante informar ao seu médico caso esteja usando outros medicamentos antes do início ou durante o tratamento com Farlutal®.
Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável durante o tratamento com Farlutal® , tais como: variação de peso, insônia, depressão, tontura, cefaléia, nervosismo, sonolência, distúrbios tromboembólicos (alterações da coagulação sanguínea), náusea, icterícia colestática/icterícia (pele amarelada), acne, alopecia (perda de cabelos), hirsutismo (aumento de pêlos), prurido, rash, urticária, sangramento uterino anormal (irregular, aumento, redução), amenorréia (ausência de menstruação), alteração de secreções cervicais (colo do útero), erosões cervicais (feridas no colo do útero), anovulação (ausência de ovulação) prolongada, galactorréia (produção de leite nas mulheres que não estão em período de amamentação), mastodinia (dor no seio), sensibilidade mamária (nos seios), edema (inchaço)/retenção de líquido, reações de hipersensibilidade (reações alérgicas anafiláticas e anafilactóides, angioedema – inchaços em lábios, língua e outras partes do corpo de origem alérgica), fadiga, pirexia (aumento da temperatura corporal), diminuição da tolerância à glicose. Farlutal® pode provocar, também, embolia pulmonar, tromboflebite.
Farlutal® é contra-indicado a pacientes que apresentam tromboflebites, distúrbios tromboembólicos, aborto retido, insuficiência hepática grave, hipersensibilidade ao acetato de medroxiprogesterona ou a qualquer componente da fórmula, hipercalcemia no caso de pacientes portadores de metástases ósseas. Também é contra-indicado no caso de presença ou suspeita de doença maligna da mama ou da genitália, sangramento vaginal de causa não diagnosticada e varizes.
Farlutal® é contra-indicado durante a gravidez confirmada ou suspeita e durante a amamentação.
Se ocorrer perda completa ou parcial de visão ou no caso de instalação súbita de proptose, diplopia ou enxaqueca, a medicação não deve ser readministrada até realização de exame. Se o exame revelar papiledema ou lesões vasculares retinianas, a medicação não deve ser re-administrada.
Informe ao seu médico se você tem ou teve depressão, retenção de líquidos ou troboembolismo venoso.
Atenção: o medicamento Farlutal 10 mg contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em diabéticos.
Informe ao seu médico se você é diabético.
Vários estudos realizados quanto aos efeitos a longo prazo de esquema combinado estrogênio/progesterona em mulheres na pós-menopausa relataram um aumento no risco de vários distúrbios, incluindo doenças cardiovasculares (por exemplo, doença coronariana e acidente vascular cerebral), câncer de mama e tromboembolismo venoso. O uso de terapia combinada estrogênio/progesterona em mulheres na pós- menopausa deve se limitar a menor dose eficaz e na menor duração consistente com as metas de tratamento e os riscos individuais para o paciente conforme avaliados pelo seu médico.
Este medicamento pode interromper a menstruação por período prolongado e/ou causar sangramentos intermenstruais severos.
Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.