Advertências flumex

FLUMEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLUMEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLUMEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Efeitos do uso prolongado
O uso prolongado de corticosteróides pode resultar em aumento da pressão intraocular podendo resultar em glaucoma e, menos frequentemente, lesão do nervo óptico, defeitos na acuidade visual e nos campos visuais ou formação de catarata subcapsular posterior, além de atraso na cicatrização de feridas. Esteróides devem ser utilizados com cautela na presença de glaucoma. A pressão intraocular deve ser avaliada frequentemente.
Colírios contendo corticosteróides não devem ser usados por mais de 10 dias, exceto sob a supervisão regular da pressão intraocular.

Estreitamento da córnea e afinamento escleral
Nos processos que causam estreitamento de córnea ou da esclerótica, são conhecidos casos de perfuração que ocorrem com o uso de corticosteroides tópicos.

Mascarando infecções agudas não tratadas
Infecções agudas dos olhos não tratadas podem ser mascaradas ou terem sua atividade elevada pela presença de medicamentos esteróides.

Infecção ocular secundária
O uso prolongado também pode suprimir a resposta imune do hospedeiro e, portanto, aumentar o risco de infecções oculares secundárias.
Como as infecções da córnea causadas por fungos são particularmente propensas a se desenvolver concomitantemente com o uso local e prolongado de corticosteroides, deve-se suspeitar de invasão por fungo em qualquer ulceração de córnea persistente na qual tenha sido ou esteja sendo usado um corticosteroide. A cultura de fungos deve ser realizada quando apropriado.
Os medicamentos que contêm corticosteroides requerem grande cuidado quando usados no tratamento da ceratite por herpes simplex (envolvendo o estroma); é obrigatória a realização frequente de microscopia com lâmpada de fenda.

Gravidez e Lactação
Categoria de risco na gravidez: B
Não há estudos adequados, bem controlados, em mulheres grávidas. A fluormetolona deve ser usada durante a gravidez apenas se o potencial de benefícios superar o possível risco para o feto.
Anormalidades no desenvolvimento fetal tem sido associado com a administração de corticosteróides. A fluormetolona tem-se mostrado fetotóxica e teratogênica em coelhos quando administrada por via tópica ocular.
É conhecido que a administração de FLUMEX® pode resultar em absorção sistêmica que pode ser detectada em leite materno. A administração sistêmica de corticosteróides são detectadas no leite materno.
Considerando que a absorção sistêmica de corticosteróides podem causar eventos adversos graves em lactentes deve-se avaliar a necessidade de não amamentação ou descontinuação da terapia, levando em consideração a importância da terapia para a mãe.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Pacientes pediátricos
A segurança e a eficácia em crianças abaixo de 2 anos de idade não foram estabelecidas.

Pacientes idosos
Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias.

Pacientes que utilizam lentes de contato
O preservativo presente em FLUMEX®, cloreto de benzalcônio, pode ser absorvido e causar descoloração por lentes de contato gelatinosas. Portanto, pacientes devem ser instruídos a retirar as lentes antes da instilação de FLUMEX® em um ou ambos os olhos, e aguardar pelo menos quinze minutos para recolocá-las após a administração de FLUMEX®.

Interferência na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Assim como qualquer tratamento tópico ocular, caso ocorra borramento da visão após a instilação, o paciente deve aguardar que a visão retorne ao normal antes de dirigir veículos ou operar máquinas.