Características farmacológicas flumex

FLUMEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLUMEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLUMEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
Mecanismo de ação
A fluormetolona é um corticosteróide sintético, fluorinado, que inibe a resposta inflamatória de vários agentes desencadeantes. Portanto, inibe o edema, a deposição de fibrina, a dilatação capilar, a migração de leucócitos, a atividade fagocítica, a proliferação capilar, a proliferação de fibroblastos, a deposição de colágeno e a formação de cicatriz associada com a inflamação. Os corticosteróides inibem a síntese de histamina nos mastócitos através do bloqueio da ação da histidina-descarboxilase. Também reduzem a síntese das prostaglandinas e retardam a regeneração epitelial. Os corticosteróides e seus derivados são capazes de produzir aumento da pressão intraocular.
Carcinogênese, mutagênese, comprometimento da fertilidade
Não foram realizados estudos nessas áreas nem em animais, nem em humanos para avaliar o potencial destes efeitos.

Farmacocinética
Embora a farmacocinética do soro de fluormetolona após repetidas aplicações tópicas não foi estudada em humanos, é esperado que a exposição sistêmica máxima de fluormetolona tópica mostre resultados mínimos. Foram realizados estudos de dose repetida em animais para demonstrar a distribuição de fluormetolona em vários tecidos oculares. A biodisponibilidade ocular da suspensão de fluormetolona 0,1% foi estudada em coelhos. Foi observado que a fluormetolona radiomarcada penetrou o humor aquoso atingindo pico em 30 minutos após uma única instilação. A quantidade total de fluormetolona radiomarcada nos tecidos oculares se mostraram 2,2 vezes maiores na concentração de 0,25% comparada com a concentração de 0,1%.
(AGN Study Report: Ocular Bioavailability of Fluorometholone: Comparison of a 0.25% vs. 0.1% Fluorometholone Suspension, 1982).