Bula para paciente hemovirtus

HEMOVIRTUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HEMOVIRTUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HEMOVIRTUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
HEMOVIRTUS® é indicado como auxiliar no tratamento tópico para o alívio sintomático das hemorroidas e varizes. Para melhor efeito, a pomada deve ser usada no local das hemorroidas e das varizes.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Composto de substâncias analgésicas (para a dor) e vasoconstritoras locais (que comprimem os vasos), o produto contribui como auxiliar terapêutico, produzindo alívio nas sensações desagradáveis causadas pelas hemorroidas e varizes como peso no â nus, calor, perda de líquido mucoso e sanguíneo, que às vezes podem causar anemias, prolapso (fechamento do ânus), irredutibilidade, estrangulamento das varizes e prisão de ventre. Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado para pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Este medicamento é contraindicado para pessoas portadoras de glaucoma (aumento da pressão ocular), íleo paralítico, estenose pilórica (complicações intestinais), hipertrofia prostática (aumento da próstata), coronariopatias (problemas cardíacos), cardiopatia chagásica (Doença de Chagas) e pacientes sensíveis a qualquer alcaloide ou barbitúrico.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é de uso tópico externo, portanto não deve ser ingerido. Por conter lidocaína, deve ser usado com precaução em pacientes com doença hepática severa. Recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento. Durante esse tempo, recomenda-se ao paciente abster-se de carne e comidas apimentadas. O paciente deve evitar a permanência de muitas horas sentado. São aconselhados exercícios ao ar livre.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações Medicamentosas
Interações medicamento-medicamento:
O uso de medicamentos tais como a pilocarpina, muscarina e arecolina inibem a ação da a tropa belladona.Atropa belladona não deve ser usada juntamente com outro medicament o neuroléptico (clorpromazina, sulpirida, haloperidol, flufenazina, fenotiazina) e que contenham alcaloides (vimblastina, vincristina, vinorelbina).
Pode ocorrer aumento da ação anticolinérgica (pupilas dilatadas, boca seca, taquicardia, paralisação d o intestino e retenção da urina, etc.) se o uso deste medicamento for associado a antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, clomipramina, desipramina, imipramina, nortriptilina), anti-histamínicos (loratadina, maleato de dexclorfeniramina, betametasona), procainamida e quinidina.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40°C) e proteger da luz e umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
HEMOVIRTUS® tem o aspecto de uma massa homogênea, de cor castanha a esverdeada, levemente mentolado.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? USO TÓPICO
Nas hemorroidas: recomenda-se realizar as aplicações após evacuação intestinal e a higiene local. Lavar as mãos antes de manipular o produto. Retirar a tampa da bisnaga, remover o lacre e rosquear o bico aplicador. Em seguida introduzir o bico aplicador, delicadamente, na região anal. Pressionar levemente a bisnaga para que HEMOVIRTUS® possa fluir uniformemente para as áreas afetadas através das aberturas laterais. A seguir, retirar lentamente o aplicador do ânus, desatarraxar o aplicador e tampar a bisnaga. Lavar as mãos após a aplicação. O aplicador deve ser lavado cuidadosamente com água morna e sabão. O tratamento deve prolongar-se por 2 ou 3 meses.

Nas varizes: Usar a pomada fazendo ligeiras massagens (suaves e prolongadas no local, normalmente nas pernas). A duração do tratamento, p ara um efeito seguro, deve ser feita em um período de 2 a 3 meses.
Períodos maiores de uso consecutivo deste medicamento somente através de orientação médica.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso se esqueça de usar o HEMOVIRTUS ® pomada, aplique-a normalmente na hemorroida ou nas varizes e não dobre a quantidade.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
HEMOVIRTUS® pomada pode provocar alguns efeitos indesejáveis, particularmente em pacientes idosos e crianças, em decorrência dos ativos que fazem parte da sua composição.

Reações cuja incidência não está determinada:
Hammamelis virginiana: reações alérgicas sérias são raras. No entanto, procure imediatamente atendimento médico se notar quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão / inchaço (especialmente da face, língua ou garganta), tonturas, falta de ar. Davilla rugosa: não foram relatados efeitos indesejáveis específicos.
Atropa beladona: pode provocar boca seca, agitação, vertigens, tonturas, confusão, amnésia, delírio, alucinações, sonolência, olhos secos, visão embaçada, boca seca, hipertermia, dilatação das pupilas, erupção cutânea, dermatite, taquicardia, retenção urinária.
A lidocaína, o mentol e a Hamamelis virginiana podem causar irritação local. Não foram observados relatos de toxicidade e de superdosagem com o uso deste medicamento.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Na superdose acidental (via oral) pode ocorrer inicialmente, secura da boca e garganta, sede intensa, dilatação da pupila, pulso rápido, pele seca, rubor na face e aumento da temperatura em crianças. Em intoxicações mais intensas, podem ocorrer inquietações, confusões mentais, etc.

Tratamento: É razoável nos casos de superdose acidental por via oral assumir procedimentos de lavagem gástrica e antídotos químicos, tais como pilocarpina e a neostigmina prescritos por um médico. Deverá ser aplicado também um tratamento rapa reposição de fluídos e eletrólitos perdidos, correção da acidose e administração de glicose.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.