Bula para paciente imuran

IMURAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de IMURAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com IMURAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Imuran® é usado como agente imunossupressor, isto é, como um medicamento para reduzir reações de defesa do organismo, quando o médico as considerar excessivas, inadequadas ou indesejáveis no momento. Isto pode ocorrer na vigência de determinadas doenças denominadas auto-imunes (isto é, quando o organismo passa a atacar e prejudicar seus próprios órgãos) e após transplantes (para evitar a rejeição do órgão transplantado, por exemplo).

Cuidados de armazenamento
Mantenha o medicamento em sua embalagem original, em temperatura ambiente (em temperatura entre 15ºC e 30ºC) e protegido da luz.

Prazo de validade
O prazo de validade é de 3 anos, contados a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa do produto, juntamente com o número do lote. Não utilize medicamentos fora do prazo de validade, pois o efeito desejado pode não ser obtido.

Gravidez e lactação
Imuran® não deve ser administrado em pacientes grávidas ou que pretendam engravidar, a não ser que os benefícios se sobreponham aos riscos.

Cuidados de administração
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Os comprimidos de Imuran® não devem ser partidos. Caso se partam acidentalmente, evite ter contato com os comprimidos.

Interrupção do tratamento
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Reações adversas
Os efeitos mais comuns são: náusea, infecções virais, fúngicas e bacterianas em pacientes transplantados recebendo azatioprina em combinação com outros imunossupressores. Também são observadas depressão da função da medula óssea, leucopenia e trombocitopenia.

Informe seu médico do aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS
Medicamentos imunossupressores podem ativar focos primários de tuberculose. Os médicos que acompanham pacientes sob imunossupressão devem estar alertas quanto à possibilidade de surgimento de doença ativa, tomando, assim, todos os cuidados para o diagnóstico precoce e tratamento.

Ingestão concomitante com outras substâncias

Informe seu médico sobre qualquer outro medicamento que tenha usado antes ou que esteja usando durante o tratamento.

Contraindicações e precauções
Imuran® é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida à azatioprina ou a qualquer outro componente da fórmula. Pacientes com histórico de hipersensibilidade à mercaptopurina (MP) são mais suscetíveis à hipersensibilidade ao Imuran®.

Capacidade para dirigir e operar máquinas
Não existem dados disponíveis sobre o efeito de Imuran® na habilidade de dirigir ou operar máquinas. A farmacologia da droga não fornece evidências de efeitos prejudiciais sobre estas atividades.

NÃO TOME MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.