Portal

SUPERDOSAGEM INCORIL AP

Doses únicas de até 300 mg de diltiazem foram bem toleradas em voluntários sadios. Em um relato de intoxicação com a ingestão de 1800 mg de diltiazem, os problemas de condução só apareceram quando a taxa plasmática alcançou níveis 5 vezes maiores do que o nível máximo aconselhado. Nos casos de superdosagem ou resposta exagerada, além da lavagem gástrica, devem ser empregadas medidas de suporte apropriadas. As seguintes medidas podem ser consideradas:

Em caso de bradicardia: Administrar atropina (0,60 a 1 mg). Se não houver resposta ao bloqueio vagal, administrar isoproterenol, cautelosamente.

Em caso de bloqueio atrioventricular de 2° ou 3° grau: Tratar como no caso de bradicardia. Se o bloqueio AV de 2° ou 3° grau não ceder, tratar com marca-passo cardíaco.

Em caso de insuficiência cardíaca: Administrar agentes inotrópicos (isoproterenol, dopamina ou dobutamina) e diuréticos.

Em caso de hipotensão: Administrar vasopressores (por exemplo, dopamina ou noradrenalina).
O tratamento instituído e a dose empregada dependem da gravidade da situação clínica, do julgamento e da experiência do médico.

Pacientes idosos
Usar com cautela em indivíduos idosos, pois a meia vida dos bloqueadores dos canais de cálcio pode estar aumentada.