Bula para paciente iopamiron

IOPAMIRON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de IOPAMIRON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com IOPAMIRON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Antes de iniciar o uso de um medicamento, é importante ler as informações contidas na bula, verificar o prazo de validade e a integridade da embalagem. Mantenha a bula do produto sempre em mãos para qualquer consulta que se faça necessária.
Ação esperada do medicamento
Iopamiron® (iopamidol) é um meio de contraste utilizado como auxiliar no diagnóstico médico. Converse com o seu médico para obter maiores esclarecimentos sobre a ação do produto e sua utilização.
Cuidados de armazenamento
O produto deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C). Proteger da luz e raios X.
Prazo de validade
Ao adquirir o produto, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa.
Nunca use produto com prazo de validade vencido.
Gravidez e lactação
Informe ao médico a existência de gravidez ou se estiver amamentando.
Cuidados de administração
Pode ser mantida dieta normal até 2 horas antes do exame. O paciente deve estar em jejum, mas adequadamente hidratado, durante as 2 horas que precedem o exame. Lactentes e crianças pequenas estão sujeitas ao desequilíbrio de eletrólitos e alterações hemodinâmicas. Desta forma, devem-se controlar a dose do meio de contraste a ser administrada, o desempenho técnico do procedimento radiológico e a condição do paciente. Estados acentuados de excitação, ansiedade e dor podem aumentar o risco de efeitos colaterais ou intensificar reações relacionadas ao meio de contraste. Pode-se administrar sedativo aos pacientes que se encontrem nestes estados. O meio de contraste que é aquecido à temperatura corporal, antes da administração, é melhor tolerado e pode ser injetado mais facilmente devido à redução de viscosidade.
Não se recomenda teste de sensibilidade com pequena quantidade de meio de contraste, uma vez que este não tem valor prognóstico. Além disso, o próprio teste de sensibilidade pode dar origem a reações graves e até mesmo fatais. A administração intravascular de meio de contraste deve ser realizada preferencialmente com o paciente deitado. Após a administração do meio de contraste, recomenda-se o monitoramento do paciente por pelo menos meia hora após a realização do exame, uma vez que a maioria das reações ocorre neste período. Após o exame com administração intratecal, deve-se colocar o paciente em posição sentada com o tronco bem ereto ou manter a cabeceira da cama levantada em ângulo de 15° por, pelo menos, 6 horas . A seguir, o paciente deve permanecer na cama por, no mínimo, 18 horas para minimizar qualquer desconforto causado pelo exame e para observação de ocorrência de possíveis reações adversas. Siga as orientações fornecidas antes e após a realização do exame.
Reações adversas
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis. As reações que mais freqüentemente ocorrem com meio de contraste iodado administrado por via intravascular geralmente são de natureza leve a moderada e passageira. Entretanto, também têm sido descritas reações graves e com risco de vida, assim como casos fatais. As reações mais freqüentemente relatadas com esta via de administração são: náusea, vômito, sensação de dor e sensação geral de calor. As reações que mais freqüentemente ocorrem com meio de contraste iodado administrado por via intratecal são: cefaléia, náusea, enrijecimento do pescoço e vômito. Reações após a administração em cavidades corporais são raras. A distensão de cavidades corporais causada por enchimento com meio de contraste pode resultar em dor.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Interações medicamentosas e outras
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando. Pacientes sob tratamento com neurolépticos ou antidepressivos podem apresentar aumento do risco de reações relacionadas aos meios de contraste. Após o uso de meio de contraste, os pacientes tratados com interleucina tendem a apresentar, com maior freqüência, reações tardias como, por exemplo, febre, vermelhidão, sintomas do tipo gripe, dor nas articulações e coceira. Pacientes sob tratamento com betabloqueadores podem apresentar agravamento das reações de hipersensibilidade. O uso de meio de contraste também interfere na realização de exames da tiróide.
Contra-indicações
O produto é contra-indicado no hipertiroidismo manifesto. Durante a gravidez ou na presença de inflamação na pelve não se deve efetuar radiografia do útero e das trompas uterinas. O exame colangiopancreatografia retrógrada endoscópica é contra-indicado no caso de presença de pancreatite aguda. Precauções
Existem situações em que a administração do produto requer cuidados especiais. Portanto, informe o seu médico sobre qualquer doença atual ou anterior, assim como sobre a ocorrência de reação alérgica após a administração de algum meio de contraste. A avaliação risco-benefício deve ser considerada em cada caso. Informe ao médico a ocorrência das seguintes condições:
– hipersensibilidade ou caso de reação anterior a meios de contraste iodados;
– alergia (por exemplo, alergia a frutos do mar, febre do feno e urticária) ou asma brônquica;
– disfunção da tiróide;
– doença circulatória grave ou doença do coração; – idade avançada; – estado de saúde bastante debilitado; – doença renal grave; – diabete melito com disfunção renal; – mieloma múltiplo ou paraproteinemia; – pressão alta crônica; – feocromocitoma; – distúrbios do sistema nervoso central; – disfunção grave do fígado; – distúrbios imunológicos preexistentes; – miastenia grave (distúrbio da função neuromuscular); – alcoolismo ou dependência de droga; – utilização de betabloqueadores, interleucina, antidiabéticos, neurolépticos e antidepressivos, medicamentos utilizados no tratamento da pressão alta e outras doenças cardíacas.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.